sexta-feira, 28 de abril de 2023

Muhammad Ali-Hai

Nascido Cassius Clay Júnior, em 17 de janeiro de 1942, Muhammad Ali foi, sem dúvida alguma, um dos maiores, senão, o maior pugilista que já existiu até hoje, não apenas por sua performance nos rinques, mas por tudo o que ocorreu na sua vida, sobretudo a sua luta contra o racismo.

Hoje, 28 de abril, é uma data histórica e tem o próprio Ali como protagonista. Foi neste dia, no ano de 1967, que o pugilista disse NÃO ao convite do governo norte-americano, à época, presidido pelo Lyndon Johnson, para lutar na guerra do Vietnam. Dizia Muhammad: "Nenhum vietcongue me chamou de crioulo, porque eu lutaria contra ele?".

Em uma das suas várias entrevistas, Ali também se posicionou, afirmando: "Por que me pedem para vestir um uniforme e me deslocar 10.000 milhas para lançar bombas e balas no povo marrom do Vietnam, enquanto os negros de Louisville são tratados como cachorros, sendo-lhes negados os mais elementares direitos humanos? Não, não vou viajar 10.000 milhas para ajudar a assassinar e queimar outra nação pobre para que simplesmente continue a dominação dos senhores brancos sobre os povos de cor mais escura mundo afora. É hora de tais males chegarem ao fim".

Por esta postura, Muhammad Ali perdeu seus títulos e teve que pagar pesadas multas. Mas ele sempre se manteve firme no seu posicionamento político e continuou usando seus punhos na luta contra toda a ordem de discriminação racial e social.

Muhammad Ali-Hai. Sempre presente!!!

Nenhum comentário: