sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Imponderável futebol clube



Se você pensa que já viu de tudo no futebol, eis que uma simples cobrança de pênalti lhe demonstra o contrário.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Futebol: previsão de mudanças

Marco van Basten, ex-técnico da seleção holandesa, ex- jogador do Milan entre outros clubes, onde conquistou diversos títulos em todos pelos quais atuou e atual membro da FIFA, vem apresentando algumas propostas que objetivam, segundo ele, proporcionar uma nova dinâmica para o futebol.

Listaremos abaixo as sugestões do Marco van Basten. As mesmas, antes de serem enviadas para a international board, serão analisadas pela FIFA. São elas:

a) Fim do impedimento;

b) Fim dos cartões amarelos com exclusão temporária durante os jogos;

c) Extinção da disputa de pênalti;

d) Expulsão por acúmulo de faltas;

e) Somente o capitão do time poderá dirigir-se ao árbitro durante a partida;

f) Interromper a marcação do tempo de jogo em momentos específicos;

g) Permissão de uma ou duas substituições extras em caso de prorrogação;

Por fim, Marco van Basten propõe que em nenhum país a temporada tenha mais do que 60 jogos.

E aí, gostaram das sugestões?

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Rubro-negras campeãs

Foto retirada do site oficial do Vitória
A temporada 2017 começou muito bem para o Esporte Clube Vitória. No último domingo, a equipe feminina desbancou a aguerrida equipe do Juventude, da cidade de Vitória da Conquista por 8 x 1 no santuário rubro-negro, o Barradão.

As meninas do Vitória já tinham aplicada no jogo de ida uma goleada de 6 x 0 trazendo para a soterópolis uma vantagem bastante larga e tranquilizadora.

O time de Canabrava para chegar às finais teve que eliminar nada mais, nada menos do que a equipe hegemônica do torneio, o São Francisco do Conde, dona dos últimos 14 troféus.

Título histórico, pois inédito para a agremiação rubro-negra, foi marcado também pela premiação da jogadora Verena, camisa 9, como artilheira da competição com 12 gols.

Na final do torneio (2016-2017), que contou com a participação de 10 equipes (Vitória, Lusaca, Ilhéus, ABRUP, Ribeira do Pombal, São Francisco, Juventude, Flamengo de Feira, Terra Nova e Catu), o destaque foi também para a presença da treinadora da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, Emily Lima.

Será que teremos alguma leoa na seleção? Aguardemos.

domingo, 15 de janeiro de 2017

Maradona: um sinal de mudança da FIFA?

Foto tirada pelo próprio autor da postagem no momento da premiação
Na última segunda-feira, dia 09 de janeiro, o "planeta" futebol voltou-se para a premiação dos melhores do mundo.

No geral, nenhuma surpresa. Todos os que foram premiados já eram esperados pelos analistas esportivos. Melhor treinador? Claudio Ranieri, do Leicester. Melhor jogador? Cristiano Ronaldo. E por aí foi.

Surpresa mesmo, no meu entendimento, foi a presença do ídolo eterno da Argentina, Diego Armando Maradona. Um ferrenho crítico da entidade mantenedora do evento, a FIFA, pelas recorrentes práticas de corrupção da mesma. 

Quem mudou? A FIFA, que desde fevereiro de 2016 conta com um novo dirigente, o ex-secretário geral da Uefa, o senhor Gianni Infantino? Ou foi o hermano Dieguito, que não nega seu interesse em fazer parte da estrutura atual da entidade?

Não conheço profundamente nenhum dos dois. Mas como a entidade não tem vida própria, sua dinâmica depende, exclusivamente, da conduta dos homens e mulheres que a compõe, espero que a presença do Maradona no evento tenha sido uma forma do Infantino sinalizar, para o mundo, que está muito disposto em tornar a FIFA uma entidade que se preocupa única e exclusivamente com o desenvolvimento do futebol mundial.

Que assim seja.