terça-feira, 29 de agosto de 2023

A torcida do Corinthians não perdoa

 Real Madrid ERRA feio em divulgação de jogo contra o Corinthians e torcida não perdoa

Para comemorar mais um ano de sua história, o Corinthians irá fazer um jogo de lendas com o Real Madrid, na próxima sexta-feira (1), no dia do seu aniversário de 113 anos. Na divulgação do Clube espanhol para o confronto, o Real Madrid divulgou em suas redes sociais de língua portuguesa o “jogo de lendas”, […]

Para comemorar mais um ano de sua história, o Corinthians irá fazer um jogo de lendas com o Real Madrid, na próxima sexta-feira (1), no dia do seu aniversário de 113 anos.

Na divulgação do Clube espanhol para o confronto, o Real Madrid divulgou em suas redes sociais de língua portuguesa o “jogo de lendas”, porém, com o símbolo de outro time e não o do Corinthians.

O Real Madrid colocou o símbolo do Corinthians Cabeçuda, um time armador fundado em 1935 na cidade de Laguna, Santa Catarina — Cabeçuda é o nome do bairro mais populoso de Laguna.

Esse mesmo erro já havia acontecido anteriormente. Em 2018, o Colo Colo, do Chile, também colocou o símbolo do Corinthians Cabeçuda para divulgar o duelo das oitavas de final da Copa Libertadores daquele ano.

A gafe do Clube espanhol virou até “trending topic” no Twitter, pois rivais e próprios torcedores do Corinthians comentaram o feito.



Cronologia de uma polêmica

A vitória da Espanha na Copa do Mundo Feminina de Futebol deveria haver sido um momento de celebração e coesão para o país. Mas o acontecimento foi manchado pelo escândalo em torno do beijo forçado que Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), deu na jogadora Jennifer Hermoso.

Para entender melhor o que está a acontecer, voltemos ao início da história. No dia 20 de agosto, as espanholas venceram a Inglaterra (1 a 0), em Sydney, e conquistaram a primeira Copa do Mundo de sua história.

No momento da entrega das medalhas, o chefe do futebol espanhol, Luis Rubiales (46), segurou a cabeça de Jenni Hermoso entre as mãos e deu-lhe um beijo na boca. A cena levantou fortes reações nos meios de comunicação e, inclusive, entre as autoridades do governo.




Poucos minutos depois, de volta ao vestiário, em plena festa com as colegas, Jenni Hermoso apareceu em uma live no Instagram, na qual comenta sobre o beijo: “Não gostei, hein?”.

No entanto, em um primeiro comunicado, a Federação Espanhola de Futebol defendeu seu presidente: “Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo pela imensa alegria que advém de vencer uma Copa do Mundo, um gesto natural de carinho e gratidão”.

No dia seguinte ao jogo, Luis Rubiales publicou um vídeo em que dizia: “Com certeza me enganei. Sem má intenção, aconteceu espontaneamente. Temos uma relação maravilhosa, como com todas as outras jogadoras. Víamos isso como algo normal, mas alguns se sentiram ofendidos, tenho que aprender com isso”.

O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, pronunciou-se sobre o assunto, durante uma coletiva de imprensa na terça-feira, 22 de agosto, em Madri. "É um gesto inaceitável. Este pedido de desculpas é insuficiente, inadequado. Até penso que é inapropriado e por isso deve ir mais longe", disse.

Por sua vez, a ministra do Trabalho, Yolanda Diaz (foto), declarou na rede social X (ex-Twitter): “Trata-se de um patrão que pressiona uma funcionária para acobertar os abusos que ela sofreu. É extremamente grave e denigre o esporte espanhol. Rubiales deve renunciar imediatamente."

Até que, no dia 25 de agosto, durante uma assembleia geral extraordinária organizada pela Federação Espanhola de Futebol, Luis Rubiales falou diante de cerca de 150 pessoas. Enquanto a imprensa pensava que ele iria anunciar sua demissão, aconteceu exatamente o oposto. “Não vou renunciar!”, martelou Rubiales, subindo o tom de voz cada vez que repetia esta frase.

Durante seu discurso de quase meia hora, o presidente da RFEF disse que não via nada demais no "beijinho" que deu em Jenni Hermoso. Ele também falou na existência de um “falso feminismo” e descreveu-se como vítima de uma “tentativa de assassinato social”. Surpreendentemente, foi aplaudido por muitos dos presentes, incluindo o treinador da seleção feminina, Jorge Vilda, e o da seleção masculina, Luis de la Fuente.

Poucas horas depois do polêmico discurso de Luis Rubiales, as 23 campeãs mundiais anunciaram, conjuntamente, que deixavam a seleção espanhola, enquanto os atuais dirigentes permaneçam nos cargos.

Na sexta-feira, 25 de agosto, a RFEF descreveu,  como "mentiras" as acusações feitas contra o seu presidente Luis Rubiales. “A RFEF e o Presidente provarão todas as mentiras publicadas por qualquer pessoa em nome da jogadora ou, em caso afirmativo, pela própria jogadora”, diz o comunicado.

No mesmo dia, Jenni Hermoso quebrou o silêncio ao postar um longo texto, em suas redes sociais, no qual explicava “que em nenhum momento ocorreu a conversa a que se referia o senhor Luis Rubiales”. A jogadora espanhola afirmou ainda que “o beijo não foi consentido, longe disso”.

“Devo dizer que estive sob constante pressão para fazer uma declaração que pudesse justificar o ato do Sr. Luis Rubiales. (...) A RFEF pressionou aqueles que me rodeavam (família, amigos, companheiros de equipe etc.) para dar um testemunho que pouco ou nada teve a ver com os meus sentimentos", explicou a espanhola, que disse sentir-se "vulnerável" e "vítima de agressão".

Na sexta-feira, 25 de agosto, o Ministério Público espanhol recebeu quatro denúncias contra Luis Rubiales, por suposta agressão s e x u a l.

No sábado, 26 de agosto, a FIFA anunciou a suspensão de Luis Rubiales de "qualquer atividade relacionada com o futebol a nível nacional e internacional" por um período de "mínimo 90 dias". A sanção foi aplicada imediatamente, “enquanto se aguarda o procedimento disciplinar aberto contra Luis Rubiales na quinta-feira, 24 de agosto”.

Num outro comunicado publicado na noite do último sábado, a seleção feminina da Espanha anunciou que 11 dos seus membros técnicos tomaram a decisão de demitir-se, na sequência deste caso. O treinador Jorge Vilda (na foto) optou por permanecer, mas disse: "Lamento que a vitória do futebol feminino tenha sido manchada pelo comportamento inadequado que o nosso líder mais antigo até agora, Luis Rubiales, demonstrou e ele próprio reconheceu".

Atualmente, poucos atletas espanhóis falaram sobre este caso. Ao contrário de Andrés Iniesta, campeão mundial de 2010, que mostrou sua indignação com Rubiales: "Em vez de celebrar esta vitória, tivemos de tolerar um presidente que manteve o seu cargo, que não admitiu que o seu comportamento era inaceitável e que estava a prejudicar a imagem dos nossos país e o nosso futebol no mundo.”

Nesta tempestade mediática e política, a mãe de Luis Rubiales, Angeles Bejar, anunciou na segunda-feira (28), que iniciava uma greve de fome, numa igreja da cidade de Motril, para protestar contra o tratamento dado a seu filho.

A mãe do Presidente Rubiales apelou a Jenni Hermoso para que reconsiderasse as suas palavras.

A história agora poderia ir muito mais longe. O Ministério Público espanhol acaba de abrir uma investigação preliminar sobre “fatos que possam constituir crime de agressão s e x u a l”. A Justiça espanhola convida Jennifer Hermoso a contactar a Procuradoria Nacional de Audiências “no prazo de 15 dias” para conhecer “os seus direitos como vítima” e, se assim o desejar, “apresentar queixa”.

Na segunda-feira (28) à noite, a comissão de presidentes regionais e territoriais da RFEF, finalmente, pediu a renúncia do seu presidente. “Após os últimos acontecimentos e comportamentos inaceitáveis que prejudicaram gravemente a imagem do futebol espanhol, os presidentes solicitam que o Sr. Luis Rubiales apresente imediatamente a sua demissão do cargo de presidente da RFEF”, lê-se no comunicado da Federação Espanhola de Futebol.

Retiramos as imagens que retratam a cronologia desta polêmica. Mas elas podem ser vista AQUI!!!

segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Stockton critica LeBron James

O ex-armador John Stockton foi um dos melhores de sua posição enquanto esteve em quadra, mas acredita que jogadores como LeBron James influenciam muito o andamento da liga. Para ele, quando James tenta ser uma espécie de GM, seus companheiros ficam com medo. Mas o motivo é simples. De acordo com Stockton, cada vez que LeBron faz pressão por trocas em uma equipe, o futuro fica em aberto.

“Seria enolouquecedor, como colega de equipe, saber que você pode ser dispensável por um dos jogadores que ele acha que precisa jogar”, disse Stockton. “Eu não sei como é sentar com a direção e apontar o que deve ser feito. Mas eu não tenho certeza se é assim com ele. Apenas parece que sim. Não gosto desse tipo de coisa. Sou mais como Michael Jordan fazia, por exemplo. Então, nos meus tempos de Utah Jazz, eu conversava com meus colegas, tentando dar um jeito de melhorar sem trocas”.

Stockton atuou por 19 temporadas na NBA, sempre pelo Jazz. Apesar de ser em uma época completamente diferente, ele reconhece que alguns times chamavam mais a atenção que outros. Mas hoje, a situação está ainda mais explícita.

Sem citar outros exemplos, Stockton aponta que times fazem mais propostas baseadas no que jogadores pedem. Na última trade deadline, por exemplo, o New York Knicks fechou uma troca por Josh Hart. E o ala jogou com Jalen Brunson em Villanova. Depois, na atual agência livre, chegou o ala-armador Donte DiVincenzo, que atuou na mesma universidade que Hart e Brunson.

Mas os exemplos de LeBron James são os que mais chamam a atenção de John Stockton. No Cleveland Cavaliers, James atuou constantemente na função de “auxiliar de GM” em algumas contratações, como Shaquille O’Neal, Antawn Jamison e Larry Hugues. Depois, no Miami Heat, ele pediu para a direção selecionar Shabazz Napier no Draft. De fato, o Heat o fez, mas LeBron foi embora na mesma offseason.

No mesmo Cavs, em sua segunda passagem, James queria atuar ao lado de Kevin Love. Assim, a equipe negociou diversos jogadores para conseguir. Entre eles, estavam Andrew Wiggins e Anthony Bennett.

Por fim, no Los Angeles Lakers, LeBron pressionou por uma troca envolvendo Anthony Davis. O time californiano enviou Lonzo Ball, Brandon Ingram, além de Hart e várias escolhas de Draft ao New Orleans Pelicans. O mesmo aconteceu com Russell Westbrook. James e Davis tiveram reuniões com alguns astros, como DeMar DeRozan, Damian Lillard e Westbrook. Enquanto Lillard afirmou que pretendia seguir no Portland Trail Blazers na época, DeRozan e Westbrook gostaram da ideia. O Lakers fez a negociação pelo último.

Matéria completa AQUI!!!

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Vitória e Sport de Recife disputam ponto a ponto a liderança do Campeonato Brasileiro da Série B de 2023

 


Por Riva / 25 de agosto de 2023 / sexta-feira / 11h20

Vitória e Sport estão travando uma disputa acirrada pela liderança do Campeonato Brasileiro da Série B. As duas equipes nordestinas iniciaram a competição em situações opostas.

O Vitória disputou a Série C do Campeonato Brasileiro de 2022 e, apesar de ter conquistado a vaga para disputar a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023, teve muitas dificuldades durante a competição e a classificação só foi alcançada por causa de uma excelente sequência de vitórias na reta final. 

O início da temporada 2023 também foi complicada, mas, de forma surpreendente, a equipe conseguiu um bom encaixe e está fazendo uma excelente campanha na Série B do Campeonato Brasileiro de 2023. A liderança da competição com 47 pontos em 24 partidas faz com que os torcedores do Vitória tenham muito mais confiança no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. O Vitória enfrentará o Atlético-GO fora de casa no próximo domingo, 27 de agosto, pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

O Sport de Recife disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2022 e, por pouco, não conquistou uma das vagas para disputar a Série A do Campeonato Brasileiro de 2023 – a equipe pernambucana terminou a competição na sétima colocação com 56 pontos e, o Vasco da Gama, terminou na quarta colocação com 62 pontos. 

Em 2023, o Sport foi campeão pernambucano e vice-campeão da Copa do Nordeste – perdeu o título para o Ceará. A vice-liderança no Campeonato Brasileiro da Série B de 2023 com 45 pontos em 24 partidas não é surpresa para ninguém e a confiança dos torcedores no acesso para a Série A do Campeonato Brasileiro é muito grande. O Sport vai enfrentar o Ituano na Ilha do Retiro nesta sexta-feira, 25 de agosto, pela vigésima quinta rodada do Campeonato Brasileiro da Série B de 2023.

Muito mais importante do que o título é a classificação dos clubes nordestinos para disputarem a Série A do Campeonato Brasileiro de 2024.

Siga o nosso instagram: @rivelinosantosrocha


CPI pede condução coercitiva de Ronaldinho Gaúcho após nova falta

 


Esse texto foi escrito por Bruno Madrid para o Portal Uol dia 24 de agosto de 2023 e atualizado em 25 de agosto de 2023 às 07h54”

A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Pirâmides Financeiras decidiu acionar o Poder Judiciário solicitando a condução coercitiva de Ronaldinho Gaúcho em caso envolvendo criptomoedas.

O que aconteceu

A CPI convocou o ex-jogador para prestar esclarecimentos sobre as empresas "18k Ronaldinho" e "LBLV", suspeitas de envolvimento em esquemas fraudulentos ou ilegais relacionados a investimentos em criptomoedas.

O ex-jogador, no entanto, se ausentou da sessão pela segunda vez consecutiva. Ronaldinho tinha um habeas corpus que lhe garantia o direito de permanecer em silêncio, sem desobrigá-lo de aparecer à audiência. Seus advogados apontaram uma questão logística e o mau tempo no Rio Grande do Sul como culpados pela falta.

Diante disto, o deputado Áureo Ribeiro (Solidariedade), presidente da CPI, formalizou o pedido para que Ronaldinho seja conduzido para comparecer da próxima vez. A condução coercitiva permite que uma pessoa apareça às autoridades mesmo contra a sua vontade.

Não resta alternativa a não ser requerer ao juízo competente, nos termos legais, a condução coercitiva da testemunha, para que possa prestar esclarecimentos a esta comissão’’

- Áureo Ribeiro durante sessão de hoje

Por outro lado, Assis, irmão e empresário do ex-jogador, depôs. Ele disse que é vítima ao lado de Ronaldinho. "Eu e meu irmão não fomos sócios dessa empresa. Meu irmão foi vítima dessa empresa '18k' e seus sócios (Rafael e Marcelo), que utilizaram o nome e imagem sem autorização. Ronaldo já foi ouvido pelo MP [Ministério Público] na condição de testemunha. Meu irmão teve a imagem utilizada sem autorização", disse Assis.

O UOL entrou em contato com a defesa de Ronaldinho e aguarda retorno. Caso o ex-jogador se manifeste, a matéria será atualizada.


Siga o nosso Instagram: @rivelinosantosrocha


quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Processo disciplinar contra dirigente espanhol

O Comitê Disciplinar da Fifa abriu um processo disciplinar contra Luis Rubiales, presidente da federação espanhola, após seu beijo na jogadora campeã da Copa do Mundo feminina Jenni Hermoso, disse a entidade que dirige o futebol mundial nesta quinta-feira.

O incidente - que aconteceu enquanto Rubiales entregava às jogadoras as medalhas de ouro depois de vencerem a Inglaterra por 1 x 0 na final, no domingo - gerou indignação dentro e fora da Espanha, com Hermoso dizendo que tais atos "nunca deveriam ficar impunes".

"O Comitê Disciplinar da Fifa informou hoje a Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está abrindo um processo disciplinar contra ele com base nos eventos ocorridos durante a final da Copa do Mundo feminina", afirmou o comunicado.

"Os eventos podem constituir violações do artigo 13, parágrafos 1 e 2, do Código Disciplinar da Fifa."

O artigo 13 do código trata de “comportamento ofensivo” de jogadores e dirigentes, particularmente da “violação das regras básicas de conduta decente” e do “comportamento de uma forma que traga descrédito ao desporto”.

Rubiales, que inicialmente chamou seus críticos de "idiotas", divulgou um pedido de desculpas em vídeo no final da segunda-feira, mas não conseguiu conter o alvoroço.

A segunda vice-primeira-ministra em exercício, Yolanda Díaz, pediu a renúncia de Rubiales porque "sem dúvida (ele) atacou uma mulher".

A liga espanhola de futebol feminino, Liga F, defendeu a saída de Rubiales e disse ter apresentado uma queixa ao presidente do Conselho Superior do Desporto (CSD) pelas suas “ações e comportamento muito graves”.

Hermoso, que disse após a final não ter gostado do beijo de Rubiales, acrescentou na quarta-feira que o sindicato FUTPRO e sua agência TMJ estavam defendendo seus interesses sobre a questão.

“Estamos trabalhando para garantir que atos como o que vimos nunca fiquem impunes, que sejam sancionados e que sejam adotadas medidas exemplares para proteger as jogadoras de futebol de ações que acreditamos serem inaceitáveis”, afirmou ela.

(Reportagem de Rohith Nair em Bengaluru)

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Neymar é mais um que servirá ao Regime Ditatorial da Arábia Saudita e não ficará no ostracismo

 


Foto: Reprodução / Al-Hilal / Estadão

Por Riva / 22 de agosto de 2023 / terça-feira / 23h56
Antes de iniciar o texto, quero fazer algumas observações. 1) Continuo falando de Neymar porque ele insiste em dar motivos. 2) O salário que ele (Neymar) vai receber no Al-Hilal da Arábia Saudita é um problema dele e não tenho o menor interesse.
Vamos lá!
Quando Neymar surgiu no Santos, eu (Riva) escrevi um texto encantado com a capacidade técnica do então "menino Neymar". Cheguei a chamá-lo de gênio e que conquistaria o título de melhor jogador do Mundo várias vezes. Puro engano, inexperiência e precipitação desse que vos escreve.
Jogando pelo Santos, Neymar e Ganso foram protagonistas da equipe que conquistou a Taça Libertadores e a transferência de Neymar para o futebol europeu era questão de tempo. A transferência de Neymar para o Barcelona foi concretizada, mas foi cercada de uma enorme polêmica relacionada aos valores da negociação.
Neymar chegou no Barcelona com uma enorme expectativa e entusiasmo dos torcedores do Barcelona. As metas, o retorno técnico e financeiro e a conquista de títulos foram alcançadas e o Barcelona tinha, naquele período, o melhor time e o melhor ataque do mundo.
Eis que surge uma proposta do PSG e Neymar não perdeu muito tempo para aceitar. Ambicioso, Neymar sonhava em conquistar o título de melhor jogador do mundo e a Uefa Champions pelo PSG - título inédito para o clube francês. Sem conseguir realizar nenhum dos sonhos e com uma performance muito abaixo das expectativas, Neymar passou a desagradar os dirigentes do clube francês.
Com muitos problemas de lesão, comportamento discutível, polêmicas, excesso de insistência para ser protagonista e muito mais mediático do que um jogador focado no campo e bola, Neymar passou a não fazer parte dos planos do clube francês para a temporada 2023 / 2024.
A tentativa de sair do PSG para um grande clube do futebol europeu foi frustrada e nenhuma equipe da "prateleira de cima" do futebol mostrou interesse em Neymar.
Sem espaço na Europa e com uma excelente proposta financeira do Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar não pensou duas vezes e foi jogar na Arábia Saudita e ser mais um garoto propagando de um dos países que mais desrespeita os Direitos Humanos no mundo.
"A Arábia Saudita é um país presidido pela Monarquia Absolutista Islâmica e conhecido por violações dos Direitos Humanos, rigorosa opressão e perseguição aos opositores do regime ditatorial do país, prisões arbitrárias com torturas e mortes cruéis. O regime ditatorial da Arábia Saudita também é conhecido pela exploração brutal e escravidão da mão de obra dos refugiados e das pessoas de menor poder econômico".
A Arábia Saudita tem a maior reserva de petróleo do mundo e dinheiro não é problema. Mas, como quase todos os países que adotam o regime ditatorial, o esporte - principalmente o futebol - é uma das ferramentas / ou cortina de fumaça para transmitir uma boa imagem para o mundo.
Neymar já demonstrou por diversas vezes que não está preocupado com o que acontece no mundo e, para ele, os valores financeiros que vai receber para ser um dos garotos propaganda da Arábia Saudita é muito mais importante do que defender os Direitos Humanos.
Eu (Riva) imaginei que depois da assinatura do contrato com o Hal-Hilal Neymar não teria o mesmo espaço que tinha na grande mídia. Mais um engano desse que vos escreve.
A partir do momento em que iniciou as negociações com o Al-Hilal, a grande mídia passou a apresentar diversas e longas matérias. Uma cobertura nunca vista na história do futebol na Arábia Saudita.
Durante essas matérias e coberturas jornalísticas, os destaques são os valores da negociação, o avião que Neymar viajou para a Arábia Saudita e a festa de apresentação de Neymar. As pessoas escravizadas, perseguidas, torturadas e mortas pelo sistema da Arábia Saudita é o que menos importa para a grande mídia.
É o sistema capitalista ignorando e desrespeitando os Direitos Humanos com normalidade.
Siga o nosso instagram: @rivelinosantosrocha 




Chris Weidman descarta aposentadoria

Mais de dois anos depois de sofrer uma grave lesão na perna direita, Chris Weidman voltou à ativa no último sábado (19), pelo card do UFC 292, em Boston (EUA). O aguardado retorno do ex-campeão dos pesos-médios (84 kg), no entanto, não saiu como esperado e gerou um apelo do presidente do Ultimate, Dana White, por sua aposentadoria. Mas, ao que tudo indica, o veterano tem outros planos.

Em participação no pós-show da 'ESPN' americana, Chris Weidman rechaçou o conselho de Dana White e descartou pendurar as luvas agora. Mesmo saindo do octógono do UFC 292 derrotado por Brad Tavares, na decisão dos juízes, e com suspeita de lesão nos ligamentos do joelho - o que poderia deixá-lo fora de combate por um longo período novamente -, o americano manteve o otimismo e prometeu dar a volta por cima.

"Eu não estou acabado. Vou voltar melhor do que nunca, mas essa foi uma boa oportunidade para eu entrar no octógono. As duas pernas estão bastante machucadas. Eu estou em uma cadeira de rodas que eles estão me empurrando. A perna da cirurgia está bem inchada, não acho que tenha algum dano sérios. Eu tenho uma barra no meio dessa coisa, mas com certeza vai ter alguma dor pela próxima semana ou algo assim", ponderou Weidman.

O retorno do ex-campeão

Sem lutar desde abril de 2021, quando fraturou a perna direita ao chutar Uriah Hall, de forma bastante similar com a lesão sofrida por Anderson Silva em duelo contra ele alguns anos antes, Chris Weidman sofreu com a falta de ritmo de luta causada pelo longo período de inatividade no seu retorno ao octógono mais famoso do mundo. Além disso, o ex-campeão recebeu constantes chutes nas pernas aplicados pelo adversário e, ainda que tenha resistido até o final, foi castigado pelos golpes.

Mais do que a atuação abaixo do que o ex-campeão já mostrou dentro do cage, a preocupação com a suspeita de ter se lesionado de forma grave novamente e a possibilidade de passar por mais um longo processo de recuperação fazem com que Dana e outros membros da comunidade do MMA entendam que chegou a hora do veterano encerrar a carreira. Aliado a isso, vale lembrar que Weidman completou 39 anos em junho, idade considerada avançada para a prática de esportes de combate.

O beijo da revolta

Apesar da vitória da Espanha contra a Inglaterra na final da Copa do Mundo feminina, um fato repercutiu mais que o jogo em si. No momento da premiação das atletas, o presidente da Real Federação Espanhol de futebol, Luis Rubiales, deu um beijo na boca de Jenni Hermoso, um dos destaques da seleção na conquista do primeiro título mundial, e a imagem rodou o mundo causando revolta nas redes sociais.

Em participação no programa “Las Mañanas”, da Rádio Nacional España, Miquel Iceta, Ministro da Cultura e do Desporto da Espanha, classificou a atitude de Rubiales como inaceitável e exigiu um pedido de desculpas do Presidente da Federação.


Foto: Diário de Notícias

“Parece-me inaceitável. Vivemos um momento de igualdade, direitos e respeito pelas mulheres. Todos devemos ter um cuidado especial em nossas atitudes e ações. Acredito que é inaceitável beijar uma jogadora na boca para parabenizá-la. Pelo que vi, acho que deve ser dito: todos nós merecemos respeito. A primeira coisa que você deve fazer é se explicar e dar desculpas. Isso é lógico e razoável. Nós que temos responsabilidades públicas temos que ter muito cuidado porque estamos passando um recado para a sociedade e o recado é: igualdade de direitos é respeito”, comentou o ministro em sua participação no programa de rádio.

Após a premiação do título mundial e de toda a repercussão do beijo em Hermoso nas redes sociais, Rubiales foi perguntado sobre o fato ainda no estádio pela rádio Marca, da Espanha, e preferiu ver o momento como um pico de alegria entre amigos.

“Não vamos dar atenção aos idiotas e aos estúpidos, sério. É um pico de dois amigos comemorando algo, não estamos aqui para besteira. Vamos ignorar e curtir as coisas boas e nem me falem de perdedores que não consigo ver o que há de errado. É uma coisa sem maldade. Se existem tolos, que continuem com suas tolices. Prestemos atenção naqueles que não são tolos. É algo sem maldade e sem sentido”, disse o presidente da Real Federação Espanhola de Futebol.

Por meio das redes sociais, momentos após receber a medalha e o beijo de Luis Rubiales, Jenni Hermoso disse que não tinha gostado do que havia acontecido entre os dois. Horas depois, a meia tentou explicar como viu tudo que passou para a agência de notícias EFE e mudou um pouco sua opinião.

“Foi um gesto mútuo totalmente espontâneo devido à imensa alegria de ganhar uma Copa do Mundo. O presidente e eu temos uma ótima relação, seu comportamento com todos nós foi dez e foi um gesto natural de carinho e gratidão. Um gesto de amizade e gratidão não pode ser mais pensado, ganhamos uma Copa do Mundo e não vamos nos desviar do que é importante”, finalizou.

Notícia retirada do site O Estadão

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

Vanderlei Luxemburgo elege as três torcidas 'mais chatas' do futebol brasileiro

O treinador também indicou a torcida mais impressionante.

Vanderlei Luxemburgo, um dos treinadores mais experientes e renomados do futebol brasileiro, compartilhou sua perspectiva sobre as torcidas mais marcantes e desafiadoras do país. Em uma entrevista ao podcast Inteligência LTDA, Luxa não hesitou em apontar as três torcidas que mais chamaram sua atenção ao longo de sua carreira repleta de sucessos e desafios.

O treinador, que já enfrentou uma ampla variedade de cenários e adversários no Brasil, reconheceu que alguns estádios e torcidas se destacam. Quando questionado sobre as torcidas mais “chatas” do país, Luxemburgo foi direto em sua resposta, apontando três em particular.

As três torcidas mais chatas

“A mais chata para ter como adversário é a do Athletico-PR, jogando lá na (Arena da) Baixada. Santos quando joga na Vila Belmiro, e o Corinthians né”, disse.

Luxa também fez questão de destacar a torcida do Corinthians como uma das mais impressionantes. Ele elogiou a forma dedicada como os torcedores corintianos apoiam sua equipe, ressaltando que a paixão e a entrega deles ao time são notáveis e merecem reconhecimento.

“E a favor, a torcida do Corinthians. Ela não vaia o time dentro do campo, vai os 90 minutos com o time, ‘Timão, Timão’. Mas depois que acaba o jogo, se os caras não estiverem jogando bola, eles vão até na casa do cara”, completou.

Vanderlei Luxemburgo está entre os técnicos do Brasil com mais títulos no currículo. São 24 conquistas oficiais de âmbito nacional, regional e estadual com clubes brasileiros, além de uma Copa América com a seleção brasileira.

São Paulo derrota o Corinthians por 2 a 0 e é finalista da Copa do Brasil de 2023

 


Por Riva / 17 de agosto de 2023 / quinta-feira / 01h00

A segunda partida entre São Paulo e Corinthians pelas semifinais da Copa do Brasil foi emocionante, aguerrida e dramática. Primeiro é preciso elogiar a enorme festa que os 62.093 torcedores do São Paulo fizeram no Morumbi – antes, durante e depois do apito final.

Em desvantagem no placar agregado – na primeira partida, na Néo Química Arena, o Corinthians venceu o São Paulo por 2 a 1 – a única opção do São Paulo era sair pro jogo, impor o mando de campo e o apoio da torcida. O técnico Dorival Júnior não tinha muito o que pensar e optou acertadamente por uma formação ofensiva. Com o esquema 4-4-2, o São Paulo entrou em campo com a seguinte formação: Rafael; Rafinha, Arboleda, Lucas Beraldo e Welington; Pablo Maia, Rodrigo Nestor, Wellington Rato e Alisson; Lucas Moura e Calleri.

O São Paulo iniciou a partida com Rafinha e Welington abertos pelos lados do campo e pressionando a saída de bola dos laterais corintianos Bruno Méndez e Fábio Santos; Arboleda e Lucas Beraldo adiantando as linhas para deixar os meias do Corinthians longe da área do São Paulo; Pablo Maia e Rodrigo Nestor bem posicionados, executando boa marcação e coberturas e com boa saída de bola; Wellington Rato pelo lado direito; Alísson pelo meio; Lucas Moura sem posicionamento fixo e com liberdade para jogar pelos lados do campo e pelo meio; Calleri entre os zagueiros Gil e Murillo.

Com a marcação muito forte e aproximada, intensidade, troca de passes, jogadas bem trabalhadas e em direção ao gol e muita velocidade, o São Paulo abriu o placar aos treze minutos com um golaço de Wellington Rato. Depois do gol, o Corinthians tentou reagir mas não conseguia ter posse de bola porque o São Paulo permanecia com a marcação encaixada, roubando a bola e saindo pro jogo em velocidade. Aos trinta e dois minutos, Lucas Moura fez o segundo gol do São Paulo.

Vanderlei Luxemburgo optou por uma formação tática mais cautelosa porque sabia que o São Paulo ia sair pro jogo no início da partida. Com o esquema tático 4-5-1, o Corinthians entrou em campo com a seguinte escalação: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Murillo e Fábio Santos; Fausto Vera, Maycon, Ruan Oliveira, Adson e Renato Augusto; Yuri Alberto. A tentativa de congestionar o meio-campo não surtiu efeito positivo e a equipe não conseguia marcar e nem criar oportunidades para atacar. Com Renato Augusto bem marcado e o meio-campo sendo envolvido, a bola não chegava / e quando chegava para Yuri Alberto era facilmente interceptada pelos defensores do São Paulo.

No intervalo do primeiro para o segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo fez duas substituições que mudaram a configuração tática do Corinthians. O lateral direito Fagner entrou no lugar do também lateral direito Bruno Méndez e o meia Matías Rojas entrou no lugar do volante Fausto Vera. As duas substituições deram um pouco mais de tranquilidade para jogar quando tinha a posse de bola, mas faltava volume de jogo e velocidade para sair da marcação do São Paulo e chegar no gol de Rafael.

Aos dezessete minutos, Vanderlei Luxemburgo fez três substituições. O lateral esquerdo Matheus Bidu entrou no lugar do lateral esquerdo Fábio Santos, o meia Giuliano entrou no lugar do meia Ruan Oliveira e o atacante Wesley no lugar do meia Adson. Com três meias e dois atacantes, o Corinthians começou a pressionar e criar oportunidades de fazer o gol e levar a partida para os pênaltis. Destaque para o atacante Wesley.

Sem conseguir sair jogando com a mesma tranquilidade que teve no primeiro tempo, sem conseguir encaixar a marcação e sem fôlego, o São Paulo corria riscos. Mas o técnico Dorival Júnior começou a mexer na equipe para oxigenar os setores defensivos e sair pro ataque com mais velocidade. O volante Gabriel Neves entrou no lugar do meia Alisson aos vinte e sete minutos. Aos trinta e dois minutos, o meia Michel Araújo entrou no lugar do volante Rodrigo Nestor e o atacante Juan entrou no lugar do meia Wellington Rato. No final da partida, aos quarenta e quatro minutos, entrou o zagueiro Diego Costa no lugar do atacante Calleri.

Os últimos quinze minutos da partida foram dramáticos para as duas equipes. Com o jogo aberto, São Paulo e Corinthians poderiam marcar um ou mais gols a qualquer momento. O Corinthians chegou muito mais perto de diminuir o placar, mas o goleiro Rafael salvou o São Paulo em duas ou três oportunidades operando verdadeiros “milagres’’.

O São Paulo vai enfrentar o Flamengo na final da Copa do Brasil de 2023. A equipe carioca é a atual campeã e já conquistou a Copa do Brasil quatro vezes. A equipe paulista nunca conquistou a competição. 

 



terça-feira, 15 de agosto de 2023

Apropriação capitalista da informação

Dando continuidade à exposição do conteúdo do capítulo que versa sobre Capital financeiro e espetáculo: o controle do futebol por corporações mediáticas, que compõe o livro "O Valor da informação: de como o capital se apropria do trabalho social na era do espetáculo e da internet", publicado pela editora Boitempo, iremos tratar do tópico "Novos regimes de apropriação capitalista", que por sua vez, se encontra subdividido em três partes: 2.1 – Capitalismo monopolista; 2.2 – Capitalismo informacional e 2.3 – O trabalho artístico.

Antes da autora entrar nestas especificidades, ela nos informa que vários autores, das mais diferentes áreas do conhecimento vêm se debruçando sobre os estudos referentes ao "uso da informação para reduzir o tempo do ciclo do capital, seja aprimorando ferramentas e acelerando seus processos de reprodução, seja na utilização de signos, para produzir o consumo", elementos que se tornaram centrais para o que a autora chama de capitalismo maduro.

Outros autores também são citados como responsáveis por chamar a atenção do lugar ocupado pela indústria cultural, que são "produtoras simbólicas e agentes do capital" além de modificarem "as estruturas organizacionais do trabalho e os regimes de apropriação, propondo novas dinâmicas à divisão internacional do trabalho", se constituem também como "veículos para a publicidade de produtos e para a propaganda dos Estados e se consolidam como articuladoras do consumo, responsáveis por promover a realização do valor, materializado em produtos derivados do trabalho morto ou no próprio consumo de produtos originários do trabalho vivo, como uma partida de futebol". (p. 220 e 221).

A partir destas considerações, a autora então vai desenvolver seu raciocínio explicitando aspectos das três partes que podemos dizer, caracteriza este capitalismo maduro e que iremos tratar especificamente em uma outra postagem.

Para quem está chegando agora é importante acompanhar esta reflexão desde o início. Quer ter acesso a primeira postagem? Clique AQUI!!!



segunda-feira, 14 de agosto de 2023

Copa do Mundo de Basquete

 Brasil estreia com vitória em torneio preparatório para a Copa do Mundo de Basquete


O Brasil estreiou com vitória na Boomers vs The World, torneio amistoso para a preparação para a Copa do Mundo de Basquete, na manhã desta segunda-feira (14), em Melbourne, na Austrália. A Seleção venceu o Sudão do Sul por 85 a 75, chegando estar 10 pontos atrás do placar e se recuperrando com um último quarto avassalador.

Dos 14 atletas que compõe o a Seleção, 10 participaram da partida. Gui Santos, Raulzinho, Felício e Didi Louzada foram poupados do duelo.Tim Soares, Léo Meindl, Marcelinnho Huertas, Georginho e Bruno Caboclo iniciaram a partida como titulares. Yago, Benite, Felipe dos Anjos, Gabriel Jaú e Lucas Dias entraram em quadra ao longo do jogo.

Brasil é 8º no ranking da Fifa

Eliminado, Brasil é 8º no ranking da Fifa e tem semifinalista pior colocado

As semifinalistas da Copa do Mundo feminina e o Brasil, que foi eliminado previamente, integram o top 10 do ranking da Fifa.

Três das quatro semifinalistas deste Mundial estão à frente do Brasil no ranking da entidade. Mesmo com a queda, a Canarinho figura em uma posição melhor que a da Austrália.

A Copa de 2023 já conhece seus quatro semifinalistas, são eles: Espanha, Suécia, Austrália e Inglaterra.

As quatro classificadas para a fase final do torneio estão no top 10 do ranking da Fifa, sendo que a Suécia é a mais bem colocada, na terceira posição, com 2049,7 pontos.

Logo na sequência, vem outras duas semifinalistas, nesta ordem: Inglaterra em quarto e Espanha em sexto.

A Austrália completa a lista, na 10ª colocação. As anfitriãs somam 1919,7 pontos no ranking.

Atualmente, a seleção brasileira feminina ocupa a oitava posição do ranking da Fifa. A Canarinho, então, está melhor ranqueada que Austrália.

Vale lembrar que o ranking é atualizado mensalmente, mas, devido ao Mundial, a nova pontuação será contabilizada somente após o término da competição.

domingo, 13 de agosto de 2023

Atletas de handebol são chamadas de "macacas" em Jogos Escolares no Piauí; competição é cancelada

 


“Esse título e alguns trechos da matéria foram copiados do Portal ge.globo.com para que eu (Riva) tivesse condições de incluir a minha opinião”.
Por Riva / 13 de agosto de 2023 / domingo / 21h10
Existem situações que, se nós não tivéssemos conhecimento através de jornalistas e veículos de comunicação de credibilidade, seria difícil acreditar. No início da tarde deste sábado, 12 de agosto, o Potal ge.globo.com / ge.globo.com publicou uma matéria assinada pelos jornalistas Sthefany Prado e Arthur Ribeiro denunciando mais um caso de racismo no esporte.
Estudantes que participavam dos Jogos Escolares da cidade de Piripiri - Jogos Escolares Piripirienses (JEPIR), ao Norte do Piauí, foram vítimas de racismo em um dos confrontos válidos pela competição escolar. A competição faz parte das atividades do Centro Educacional Municipal Vereador Joaquim de Sousa Cavalcante. O caso ocorreu na última quarta-feira, 10 de agosto. Depois do fato, a prefeitura da cidade piauiense resolveu retirar a modalidade da disputa. As jogadoras relataram que o fato não foi denunciado à polícia.
Em entrevista ao g1, Ana Carine, jogadora que sofreu as ofensas racistas, relatou que as ofensas começaram no segundo tempo, quando seu time trocou de lado do campo, ficando próximo aos torcedores do time rival.
Segue o relato da jogadora Ana Carine: “o jogo começou bem, mas no segundo tempo o nosso time trocou de lado e acabamos ficando de frente para a torcida contrária e aí eles começaram a ofender eu, outra jogadora e a goleira, falando que nós éramos ruins. Depois partiram para os comentários desnecessários e eu acabei chorando quando o tempo acabou, e foi aí que eles nos chamaram de macacas. Ana também relatou que após ofensas racistas, torcedores perguntaram o que ela e sua amiga de time “tinham entre as pernas””.
Após o caso, a conta dos Jogos Escolares Piripirienses (JEPIR), realizados pela Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE), informou que o time envolvido na prática delituosa foi desclassificado e que a categoria do handebol feminino juvenil será excluída dos jogos. Na minha opinião, a decisão de excluir a categoria do handebol feminino juvenil é absurda, e a Secretaria Municipal da Juventude, Cultura, Esporte e Turismo (SEJUCE) precisa entender que as jovens agredidas não poderiam serem punidas. Excluir a categoria significa acabar com o sonho das jovens que se prepararam – muitas vezes sem os recursos necessários – para participar dos Jogos.
Só quem sofre qualquer tipo de agressão sabe o quanto dói e, em muitos casos, desenvolvem problemas psicológicos. Lembrando que alguns torcedores perguntaram o que Ana Carine e sua amiga de time “tinham entre as pernas”. Eu (Riva) fico indignado quando algumas pessoas dizem que racismo é “frescura” e, quando é relacionado ao esporte ou qualquer atividade artística e cultural, utilizam como justificativa os valores / salários que eles recebem.
Nesse caso, que foi entre jovens em uma competição estudantil, acredito que essas pessoas não terão argumentos para justificar o injustificável. Acho que estou sendo muito otimista em dizer que “acredito” porque, infelizmente e lamentavelmente, muitas pessoas continuam defendem o racismo, a discriminação, o ódio, a violência, a opressão e a truculência.


sexta-feira, 11 de agosto de 2023

Copa do Mundo com calção branco?

 Por que jogadoras da Inglaterra pediram para não jogar Copa do Mundo com calção branco


A seleção feminina de futebol da Inglaterra, que enfrentará a Colômbia no sábado por uma vaga nas semifinais da Copa do Mundo, parou de usar seus tradicionais calções brancos depois que as jogadoras levantaram preocupações sobre a menstruação. Os uniformes com os quais jogam desde abril têm calção azul escuro.

Jogadoras inglesas como Beth Mead e Georgia Stanway se manifestaram contra os calções brancos durante a Euro 2022.

Na época, a Federação Inglesa de Futebol disse que analisaria a situação e levaria em consideração a opinião das jogadoras para projetos futuros.

"Queremos que nossas jogadoras sintam que têm nosso apoio contínuo neste assunto", disse a federação.

Primeiro, alguns clubes ingleses, como o Manchester City, decidiram mudar a cor dos calções de seus uniformes para atender às preocupações das jogadoras de usar branco durante o período da menstruação.

Depois, a Nike, fornecedora da seleção da Inglaterra e de outros 12 países, também redesenhou os uniformes para a Copa do Mundo, que é realizada na Austrália e na Nova Zelândia.

A mudança não foi apenas na cor, mas as novas peças também incorporaram um forro que protege contra possíveis vazamentos.

"Jogadoras de futebol profissionais jogam dois tempos de 45 minutos cada. Muitos nos disseram que podem passar vários minutos em campo se preocupando com a possibilidade de vazamentos", disse Jordana Katcher, vice-presidente global de roupas esportivas femininas da marca.

"Estamos entusiasmados em trazer essa inovação para todas as atletas femininas que jogam nas federações patrocinadas pela Nike."

Texto completo neste link.

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

Fluminense e Argentinos Juniors decidirão quem segue na Taça Libertadores nesta terça-feira


Por Riva / 07 de agosto de 2023 / segunda-feira / 23h42

Na noite desta terça-feira, 08 de agosto, às 19h00, no Maracanã, Fluminense e Argentinos Juniors ficarão frente a frente para decidirem uma vaga para disputar as quartas de final da Taça Libertadores. A partida de ida foi disputada em Buenos Aires (Argentina) dia 01 de agosto e terminou empatada (1 a 1).

As duas torcidas estão confiantes e o Maracanã terá aproximadamente 60.000 (sessenta mil) torcedores fazendo uma enorme festa.

Contra o Palmeiras, pela décima oitava rodada do campeonato brasileiro, o Fluminense entrou em campo com apenas cinco titulares: Fábio, Samuel Xavier, Marcelo – que está suspenso e não vai jogar contra o Argentinos Juniors, Arias e Cano. Foram poupados: Felipe Melo, Ganso, Lima e Keno. Nino e André estavam suspensos e cumpriram suspensão automática.

Durante a partida contra o Palmeiras, o técnico Fernando Diniz precisou mexer no time que iniciou a partida e, mesmo com vantagem no placar, precisou da presença de três titulares para otimizar o volume de jogo e segurar o ímpeto do Palmeiras. Lima entrou no intervalo, Ganso aos vinte e dois minutos do segundo tempo e Felipe Melo aos vinte e oito minutos do segundo tempo.

Se conseguir a classificação para as quartas de final da Taça Libertadores, o Fluminense vai receber R$ 8,3 milhões de reais. Até o momento, o Fluminense já acumulou R$ 25,2 milhões de reais nesta sua participação na Taça Libertadores de 2023.

Até o momento, o único desfalque do Fluminense é o lateral esquerdo Marcelo que cumpre suspensão. O Fluminense entrará em campo com a provável escalação: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo e Diogo Barbosa; André, Lima e Ganso; Jhon Arias, Keno e Cano.

O jogo

Eu (Riva) não gosto de fazer projeções porque FUTEBOL é um ESPORTE imprevisível e tudo pode acontecer,


Lamentável

O texto que segue abaixo tem tom de denúncia e foi publicado no instagram do @primospobres_rjfc. Diz respeito a uma situação vivenciada pelo autor do texto, o senhor Daniel Oliveira, em relação ao jovens jogadores do sub17 do Angra Esporte Clube, da cidade do Rio de Janeiro.

* * * * * *

Hoje eu vim no estádio municipal assisti o jogo do Angra sub 17. Final de jogo Angra 1 x 2 Macaé. Mas o resultado foi o de menos. A situação é bem pior do que você pode imaginar.

Encontrei uns meninos bons de bola na arquibancada e perguntei por que eles não estavam jogando, e eles falaram que não tinham o dinheiro para jogar. Quando fui saber o que era isso, ouvir que o Angra cobra R$ 87, 50 (oitenta e sete reais e cinquenta centavos) para os jogadores jogarem quando o jogo é em casa. E quando é fora, é cobrado R$ 80,00 (oitenta reais) de cada jogador.

É alegado que esse dinheiro é para o lanche dos atletas. Mas quando o jogo acabou, os atletas ganharam uma banana, uma maça, um biscoito club social e um suco.

Me dói ver os meninos saírem do vestiário e falarem: "caraca, os meninos do Macaé estão comendo comida, e a gente ganhou o lanche!".

O pior é ver jogadores com potencial para estar em campo mas não estão, pois a mãe não teve condições de pagar.

Estão vendendo sonhos sem ser padaria. Até quando?

Eu sei que já armaram de me pegar uma vez, mas eu falo com provas e não tenho medo de homem. Façam o que quiserem, mas o que eu faço é para o bem do Angra Esporte Clube e dos meninos da minha cidade.

sábado, 5 de agosto de 2023

Punição para Marcelo

 Marcelo pode receber a maior punição da sua exemplar carreira

O lateral esquerdo do Fluminense, Marcelo, deve estar passando o pior momento da sua vitoriosa história no futebol. Considerado um dos melhores laterais esquerdo da história do Real Madrid junto com o também brasileiro Roberto Carlos e com cinco títulos de Champions League na bagagem, Marcelo também tem um histórico de lealdade dentro e fora dos gramados.

Na partida realizada na última terça-feia, 01 de agosto, entre Argentinos Juniors e Fluminense pela Taça Libertadores, o zagueiro Luciano Sánchez sofreu uma luxação gravíssima no joelho esquerdo e deve ficar afastado dos gramados de 10 a 12 meses. Não vi o lance, mas fiquei atento as opiniões de muitos comentaristas durante o jogo e, até o presente momento, nenhum daqueles que escutei afirmou que houve má intenção de Marcelo no lance que gerou a gravíssima lesão de Luciano Sánchez.

Luciano Sánchez teve alta do hospital nesta quarta-feira, 02 de agosto, mas vai ter que passar por um processo cirúrgico nos próximos dias. Na saída do hospital, Luciano Sánchez deu várias entrevistas e, em todas, elogiou Marcelo e definiu o lance como “infeliz”. Marcelo queria conversar com Luciano Sánchez depois da partida, mas foi aconselhado pelos dirigentes e comissão técnica do Fluminense a não ir. Foi uma decisão acertada porque poderia causar um desconforto entre todos os envolvidos.

Marcelo foi expulso e, se não fosse expulso, não teria condições emocionais para permanecer na partida. O cartão vermelho também levantou opiniões divergentes, mas, a gravidade do lance foi muito impactante e seria uma enorme temeridade dar um cartão amarelo e, provavelmente, causar revolta dos jogadores do Argentinos Juniors e torcedores.

O Fluminense acionou a CONMEBOL em uma tentativa de anular a expulsão de Marcelo, mas as chances são remotas porque Marcelo foi denunciado pela Unidade Disciplinar da CONMEBOL pela expulsão e pode sofrer uma punição muito maior do quê uma partida. Marcelo pode ficar de fora da Taça Libertadores caso o Fluminense passe de fase.

O Artigo 14.1 Inciso B do Código disciplinar da CONMEBOL fala em suspensão por pelo menos um jogo na competição ou por um tempo determinado. O departamento jurídico do Fluminense vai ter muito trabalho. Na minha opinião, tudo vai depender da interpretação do lance, do histórico disciplinar do jogador e do poder de convecimento dos advogados do clube. Não tenho a menor dúvida que se o Fluminense conseguir que Marcelo seja punido com apenas uma partida será uma grande vitória jurídica.

“É bom deixar bem claro que quando eu citei o momento de Marcelo é óbvio que quem está passando por um momento muito mais delicado e triste é o zagueiro Luciano Sánchez”.

Matéria retirada do Blog do Riva