Marcelo pode receber a maior punição da sua exemplar carreira
O lateral esquerdo do Fluminense, Marcelo, deve estar passando o pior momento da sua vitoriosa história no futebol. Considerado um dos melhores laterais esquerdo da história do Real Madrid junto com o também brasileiro Roberto Carlos e com cinco títulos de Champions League na bagagem, Marcelo também tem um histórico de lealdade dentro e fora dos gramados.
Na partida realizada na última terça-feia, 01 de agosto, entre Argentinos Juniors e Fluminense pela Taça Libertadores, o zagueiro Luciano Sánchez sofreu uma luxação gravíssima no joelho esquerdo e deve ficar afastado dos gramados de 10 a 12 meses. Não vi o lance, mas fiquei atento as opiniões de muitos comentaristas durante o jogo e, até o presente momento, nenhum daqueles que escutei afirmou que houve má intenção de Marcelo no lance que gerou a gravíssima lesão de Luciano Sánchez.
Luciano Sánchez teve alta do hospital nesta quarta-feira, 02 de agosto, mas vai ter que passar por um processo cirúrgico nos próximos dias. Na saída do hospital, Luciano Sánchez deu várias entrevistas e, em todas, elogiou Marcelo e definiu o lance como “infeliz”. Marcelo queria conversar com Luciano Sánchez depois da partida, mas foi aconselhado pelos dirigentes e comissão técnica do Fluminense a não ir. Foi uma decisão acertada porque poderia causar um desconforto entre todos os envolvidos.
Marcelo foi expulso e, se não fosse expulso, não teria condições emocionais para permanecer na partida. O cartão vermelho também levantou opiniões divergentes, mas, a gravidade do lance foi muito impactante e seria uma enorme temeridade dar um cartão amarelo e, provavelmente, causar revolta dos jogadores do Argentinos Juniors e torcedores.
O Fluminense acionou a CONMEBOL em uma tentativa de anular a expulsão de Marcelo, mas as chances são remotas porque Marcelo foi denunciado pela Unidade Disciplinar da CONMEBOL pela expulsão e pode sofrer uma punição muito maior do quê uma partida. Marcelo pode ficar de fora da Taça Libertadores caso o Fluminense passe de fase.
O Artigo 14.1 Inciso B do Código disciplinar da CONMEBOL fala em suspensão por pelo menos um jogo na competição ou por um tempo determinado. O departamento jurídico do Fluminense vai ter muito trabalho. Na minha opinião, tudo vai depender da interpretação do lance, do histórico disciplinar do jogador e do poder de convecimento dos advogados do clube. Não tenho a menor dúvida que se o Fluminense conseguir que Marcelo seja punido com apenas uma partida será uma grande vitória jurídica.
“É bom deixar bem claro que quando eu citei o momento de Marcelo é óbvio que quem está passando por um momento muito mais delicado e triste é o zagueiro Luciano Sánchez”.
Matéria retirada do Blog do Riva
Nenhum comentário:
Postar um comentário