quarta-feira, 2 de agosto de 2023

A seleção brasileira de futebol feminino foi eliminada da Copa jogando abaixo das nossas expectativas


Por Riva / 02 de agosto de 2023 / quarta-feira / 12h57

A seleção brasileira feminina de futebol foi eliminada da Copa do Mundo Feminina 2023 na fase de grupos. A vitória contra o Panamá na primeira rodada por 4 a 0 deu uma pontinha de esperança para os torcedores. Na segunda rodada, a seleção brasileira enfrentou a França e perdeu por 2 a 1. A terceira rodada era decisiva e a seleção brasileira só conseguiria avançar de fase se vencesse a seleção jamaicana. A partida terminou empatada (0 a 0) e a Jamaica conquistou a segunda vaga – a primeira ficou com a França – para disputar as oitavas de final.

A estrutura que foi dada para a seleção brasileira disputar a Copa do Mundo foi boa. Acredito que tenha sido a melhor em comparação com Copas anteriores. Talvez (escrevi “talvez” porque não acompanhei as partidas da seleção brasileira feminina fazendo anotações) o peso de nunca ter conquistado uma Copa do Mundo e a expectativa dos torcedores por boa performance e uma colocação acima das quartas de finais tenha prejudicado o desempenho das atletas. Não imaginem que eu (Riva) estou jogando a culpa da eliminação da seleção brasileira somente nessa situação. Afinal, a seleção brasileira têm jogadoras que jogam em grandes clubes no Brasil e na Europa.

Que faltou capacidade de controlar o jogo, de tomada de decisão correta e de tranquilidade ninguém têm dúvidas e a eliminação foi justa. A seleção brasileira não embolsou mínimas condições de enfrentar as seleções mais “cascudas” da Copa. A eliminação da seleção brasileira na primeira fase deixou o gosto amargo de decepção e frustração. Mas, como acontece em todos os esportes, as derrotas também servem como exemplos e motivação para futuras competições.

Nenhum comentário: