sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Publicidade irresponsável

Os donos dos espaços publicitários no interior do estádio não dimencionam nem tampouco pensam sobre o lugar onde fixam suas placas de anúncio.

Na copa São Paulo de futebol júnior, conhecido como copinha, encerrada no último dia 25, um atleta do Esporte Clube Bahia, Rafael, ao comemorar um gol, quase se machuca feio, ao pular uma placa publicitária colocada justamente na frente de uma escadaria que dava acesso a um dos túneis do estádio.

Crítica a atitude do anunciante. Nada. O que li foram frases do tipo "jogador do Bahia caiu direto nos degraus e levou um tombo vexatório"; "Jogador do Bahia leva tombo em comemoração de gol"; "Na comemoração, o jogador quase se machucou ao cair no túnel (...)". Nenhuma crítica aos irresponsáveis que colocaram a placa publicitária em local indevido. Nenhuma reflexão sobre a possibilidade, nesta comemoração, do jogador encerrar a sua carreira de forma prematura.

Além das frases acima transcritas, não faltaram sites a disponibilizar vídeos do tombo para alegrar os adoradores de "vídeo-cassetada". Diriam eles, trágico se não fosse cômico. Digo eu: uma completa falta de respeito com os atletas, uma completa falta de senso profissional de todos os que se calaram diante deste ato irresponsável.

Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Informação para ampliação da vida

Nunca estivemos tão perto e tão distante uns dos outros. Já li e ouvir isso em algum lugar. Assim como também já li e ouvir sobre a existência de uma nova sociedade, interligada ou ligada em rede. Nos dizem e explicam que estamos vivendo um revolução comunicacional e que, portanto, está emergindo uma sociedade da comunicação, da informação. O planeta terra, repaginado, se transformou em um "planeta mídia".

Embora discorde dos fundamentos teóricos explicativos desta tal sociedade da comunicação, informação e outros adjetivos que explicam pouco sobre a base estrutural da qual se produz e reproduz as formas sóciometabólicas das relações sociais contemporâneas, sempre e cada vez mais complexas e contraditórias, não posso deixar de considerar a existência de novos meios, artefatos, tecnologias entre outras denominações, que  nos permitem um alcance quase ilimitado entre as pessoas, fazendo com que a informação percorra em átimo de segundos, diferentes partes do globo terrestre.

Foi dessa forma que várias pessoas no mundo ficaram sabendo quase ao mesmo tempo, da contratação milionária em uma semana do Kaká e, na outra, do Cristiano Ronaldo pelo Real Madri, no ano de 2009. Tudo foi tão rápido e homogêneo, como deve ser para impactar o produto a ser vendido, que quase se confunde uma com a outra.

Aqui nos trópicos, recentemente, tivemos também uma experiência muito parecida em relação ao impacto informacional da contratação de um craque do Mila. Ou ex-craque. Logo saberemos. Seu nome? Ronaldinho Gaúcho. Foi posto à leilão. Quem dava mais? Palmeiras? Corinthians? Grêmio? Flamengo? Todos os torcedores ficavam sendo informados pelos novos mecanismos de comunicação a cada passo dado pelos dirigentes das diferentes agremiações. Não faltaram coletivas à imprensa. O Palmeiras não tem mais interesse? Explicações eram dadas. O Grêmio desistiu? Mais coletiva com toda a imprensa em cadeia nacional de rádio e tv. Não faltaram as "twitadas", os orkuts, o facebook entre outros. Todos queriam ser informados e ser informantes. Democracia total no processo comunicacional.

Infelizmente, o mesmo processo informacional que semanas antes da tragédia ocorrida no mesmo estado do Rio de Janeiro, que saudou o craque Ronaldinho Gaúcho - pois o Flamengo se saiu bem no leilão - não foi acionado para salvar as vítimas da hecatombe na região serrana do Rio. Estamos a contar os mortos que podem chegar a 1.000.

O sociólogo e jornalista Laurindo Lalo Leal Filho(LF), publicou no site Carta Maior no dia 13 do corrente mês um artigo intitulado "Tempo como serviço, não como espetáculo", onde questiona o papel das redes de televisão que não tiveram a sensatez de comunicar ao povo das cidades serranas e outras, afetadas pela chuva, como em Minas Gerais, por exemplo, a ocorrência de grande quantidade de chuva. Diz ele em um trecho do artigo:  "Quantas vidas não poderiam ter sido salvas se, em vez colocar no ar o Ratinho ou o Big Brother, as emissoras tivessem avisado à população de que fortes chuvas estavam previstas para a serra fluminense na noite anterior à tragédia, com instruções dos poderes públicos sobre como agir". (LF)

Essas redes de televisão, afeitas ao espetáculo para alavancar audiência, poderiam fazer com um alcance gigantesco, o que foi feito em uma cidade, que não me recordo do nome agora, onde soubemos que foi afetada pela chuva mas sem vítimas, simplesmente por ter se utilizado de um serviço de alto falante acoplado em um carro.

Mais de vinte mil pessoas foram à sede do Flamengo, na Gávea, recepcionar Ronaldinho Gaúcho. Um número equivalente aos processos informacionais que mobilizaram as emoções dos torcedores de diferentes classes sociais. Uma ação de mídia, que não precisaria ser tão equivalente assim, poderia não salvar todos, mas com certeza a tragédia ocorrida na região serrana seria muito menor.

"Furacões violentos que varrem o Caribe todos os anos causam grandes estragos materiais em Cuba, mas pouquíssimas vítimas. Simplesmente porque as autoridades estabelecem planos precisos para a retirada da população das áreas criticas e a orientam através do rádio e da TV, com razoável antecedência, sobre as medidas que devem ser tomadas." (LF)

A ocorrência de chuvas, enchentes no sudeste, no centro-oeste é problema datado, assim como secas e estiagens no nordeste do país. É de conhecimento notório do poder público que deve se organizar para estabelecer um planejamento que evite essas catástrofes que vitimam centenas de milhares de pessoas todos os anos.

Quem sabe o poder público não aprenda com os marketeiros esportivos que sabem muito bem impactar, mobilizar as emoções do povo para os seus objetivos comerciais e consiga fazer que as informações não sirvam única e exclusivamente para a espetacularização da vida, mas, em respeito a ela, sirvam, sobretudo, para a sua manutenção e ampliação.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Fenômeno do marketing esportivo

Por que um futuro ex-craque do futebol mundial, com um patrimônio acumulado em torno de 600 milhões de reais prepara a sua aposentadoria mirando no mercado de marketing esportivo?

Estamos falando de Ronaldo, o fenômeno. 34 anos, eleito três vezes o melhor jogador do mundo, recordista na história das Copas quando o assunto é gol, entre outros feitos, o principal jogador do Corinthians na atualidade poderia perfeitamente pendurar a chuteira e descansar. Dinheiro para curtir a aposentadoria não seria problema algum.

Mas o que se sabe é que prestes a parar de jogar futebol (alguns apostam que ele se aposenta até o final deste ano), o fenômeno se prepara para se tornar um expert no mercado da bola, sobretudo na área de administração de carreira de atletas dos mais variados esportes (principalmente, o futebol), capaz até de peitar o todo poderoso da Traffic, o empresário J. Hawilla.

Fama, prestígio e principalmente, história, Ronaldo tem tudo para seguir vitorioso nesse novo campo onde pretende atuar. E para a pergunta que abre o texto não ficar sem resposta: é que o mercado do marketing esportivo é, de longe, um dos mais rentáveis do ramo, principalmente para àqueles que como o próprio Ronaldo, sofreu diretamente às suas ações como mercadoria que um dia suas habilidades se tornaram.

Chegará o momento dele explorar às dos seus colegas de profissão, entre outros.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Imagem e conteúdo

A expressão indignada, misturada com uma certa pureza ingênua dos torcedores apaixonados do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense ao chamar Ronaldinho Gaúcho, ex-craque do Milan e agora jogador principal do Clube de Regatas do Flamengo, de mercenário só não foi maior do que a assertiva do Rei Pelé, que do alto dos seus 70 anos completados em outubro e prestígio nacional e internacional, declarou em alto e bom som que se o jogador, se referindo ao Ronaldinho Gaúcho, “(...) ama o Grêmio, pode jogar de graça lá. Está com a vida feita, né?”.

Uma pergunta que me fiz é se o Rei assim faria pelo Santos nos seus áureos tempo de jogador de futebol se estivesse na mesma situação do craque gaúcho. Jamais saberei. O que efetivamente sei é que os tempos são outros e o futebol também. O verde do gramado onde rola a "jabulani" e correm homens e mulheres em busca do gol se mistura ao verde do dólar, das cifras milionárias. A paixão que mobiliza milhões de brasileiros e brasileiras também desperta a cobiça de grandes conglomerados, empresas transnacionais de todo tipo e empresários das mais variadas agremiações. Aqui não existe problema algum em "virar a folha" ou "a casaca" nem tampouco constragimentos se a camisa do time de futebol "a", "b" ou "c" se transforma em um perfeito macacão de piloto da fórmula 1.

O que importa, efetivamente, é a capacidade de retorno financeiro para o jogador (pouquíssimos com a sorte de um Ronaldinho), para as empresas e empresários que viabilizaram o negócio e, por último, e só por último, para o time de futebol e seus apaixonados torcedores que são, na verdade, àqueles que, mesmo sem saber ou querer, viabilizam o negócio, pois a marca flamengo, por exemplo, nada seria sem os seus apaixonados Camisa 12.

Estes estão divididos. Uns acharam sensacional ter o craque de volta ao Brasil e no seu time do coração. Outros associam o evento ao jogador Adriano, de rápida e infrutífera passagem e temem pelo futuro do jogador e do time. Entre uma posição ou outra, uma coisa é certa. Quando se trata de marketing esportivo, vale infinitamente mais a imagem espetacularizada, seja em forma de leilão ou não, do que, propriamente, o conteúdo. É a máxima do Guy Debord encarnada. O espetáculo é o capital a um tal grau de acumulação que se torna imagem.

domingo, 9 de janeiro de 2011

A novela Ronaldinho Gaúcho

A novela intitulada Ronaldinho Gaúcho me lembrou duas postagens que socializei nesse espaço. Uma, a de abertura deste blog, intitulada Esporte: mero detalhe de business, postada no dia 19 de abril de 2009 e que mencionava a força do nome de Ronaldinho Gaúcho que centralizava em torno de si, pela capacidade de agregar valor a diferentes mercadorias, várias marcas de produtos comercializáveis, "de picolé a agência bancária, passando por cerveja, guaraná, desodorante, entre outros".

Foi uma postagem que retomava um texto publicado no sítio do Observatório da Imprensa nas vésperas da Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Àquela época, Ronaldinho era o grande nome do futebol nacional e mundial, estava no topo da pirâmide futebolística e vivia o verdadeiro auge da carreira como jogador de bola.

A outra postagem é mais recente. Intitulada A volta dos que foram, foi publicada em 07 de fevereiro do ano passado e abordava justamente a volta de jogadores brasileiros que em baixa no futebol europeu, tornam-se  um ótimo negócio para o futebol tupiniquim. Ou melho, para usar uma linguagem mais correta, para o mercado da bola que se torna mais intenso nas proximidades do início de temporada do futebol brasileiro.

Dizia na postagem supra citada o seguinte: "Eis que agora o mercado da bola apresenta um movimento bastante interessante: a volta dos que foram. Refiro-me ao retorno de jogadores brasileiros de futebol que foram vendidos para times europeus e que agora retornam. Ronaldo, Robinho, Fred, Adriano, Wagner Love, Roberto Carlos..."

Se quiséssemos atualizar o texto, podíamos falar da revalorização do valor de alguns, que tendo retornado para o Brasil, se credenciaram a retornarem para os gramados da Europa. Foi o caso de Adriano, Robinho, Wagner, entre outros. Não se espantem, se amanhã, estiverem por aqui mais uma vez, desfilando em gramados e beijando o brasão do time (já quase invisível) ou a marca da empresa "x", "y" ou "z". Estas visíveis, com toda a certeza.

E o que tem tudo isso de mais? Nada! Absolutamente, nada!!! Na minha compreensão, tudo perfeitamente coerente com o movimento do capital mundializado. Tudo altamente dentro da ordem mundial ditada pelo capital financeiro.

O que me deixa estupefato é ainda encontrar manifestações de torcedores indignados pela atitude de Ronaldinho Gaúcho de não aceitar jogar no Grêmio em função da oferta que lhe foi dirigida. Não consegui acreditar na cena que assiti de gremistas abanando suas cédulas de dez, cinquenta reais, enquanto xingavam o jogador de mercenário. Até entendo a reação, pois foi lá dentro que o mesmo foi formado, lapidado e...transformado em mercadoria.

É isso que o torcedor apaixonado do Grêmio não consegue entender. Não se trata mais de Ronaldinho, mas de uma pessoa que teve a sua força de trabalho metamorfoseada em mercadoria. Futebol é negócio. Ronaldinho é uma mercadoria. Ponto final. Quem pagar mais, leva.

O que dá para problematizar, e nisso a imprensa silencia, mesmo reconhecendo que os patrocinadores entrarão com o montante maior de dinheiro, é saber como o flamengo e o próprio grêmio, extremamentes endividados, com um passivo altíssimo, dívidas no fisco entre outros, tem a permissão de entrar neste tipo de jogada.

Mar a vista

Hoje foi dia de travessia Mar Grande-Salvador, uma das provas mais tradicionais do calendário esportivo baiano e brasileiro e que se encontra na sua 48ª edição. A travessia, que leva o nome oficial de Aquarius Fresh Travessia Mar Grande-Salvador, teve 117 atletas.

O campeão da prova foi o atleta olímpico Allan do Carmo, baiano, que sagrou-se tri-campeão da prova. O segundo lugar ficou com Vitor Simões, também baiano, demonstrando a força e a tradição da Bahia nas maratonas aquáticas.

Alan Santiago e o chileno Roberto Penailillo ficaram com o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

No feminino, quem sagrou-se vencedora foi também uma atleta olímpica, a paulista Poliana Okimoto.

A travessia é realizada desde 1955.

domingo, 2 de janeiro de 2011

A pobreza, a miséria e o esporte

Ontem, 01 de janeiro de 2011, início do fim da primeira década do século XXI, tomou posse no Congresso Nacional a senhora Dilma Vana Rousseff, de sessenta e três anos. A primeira mulher presidente da República do Brasil.

No discursos fez menções ao gênero, enalteceu o governo do seu agora antecessor e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e fez, é claro, promessas. Dentre elas a erradicação da miséria e a transformação do Brasil em um país de” classe média sólida e empreendedora”. Seja lá o que isso signifique (Leia o discurso na íntegra clicando aqui).

O ex-presidente, por sua vez, ao descer a rampa do Planalto foi para os braços do povo que o consagrou como o presidente mais popular do país, deixando-o com um patamar de quase 90% de aceitação do seu governo. Na Base Aérea de Brasília mais abraços no povo e a audição, antes de embarcar para São Paulo no Aerolula, do “Tema da Vitória” e do hino do Corinthians.

Aqui na Bahia, tomou posso na manhã de sábado no plenário da Assembléia Legislativa, para o seu segundo mandato frente ao governo do Estado, o senhor Jaques Wagner (PT). A cerimônia foi mais cedo do que o costume, já que o governador, eleito com 63,8% dos votos válidos , iria participar da cerimônia de transmissão de cargo do presidente Lula para sua sucessora, Dilma.


Entre o discurso de Dilma e o de Wagner nas suas respectivas cerimônias duas coisas em comum: a questão social e esportiva. Se Dilma quer a erradicação da miséria, Wagner quer continuar diminuindo a pobreza. E se este evidenciou a construção da nova arena da Fonte Nova e outras obras visando à preparação da Bahia para a Copa do Mundo de 2014, àquela, na presença de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), declarou apoio à realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

Podemos inferir, com base nesses episódios, que o esporte será um elemento substantivo nos governos, principalmente os dos Estados que terão a oportunidade de sediar megaeventos. Aliás, esses elementos deveriam se imbricar. O discurso sobre a diminuição da pobreza e/ou erradicação da miséria deveria ter na política esportiva nacional uma ancoragem, pois levantamento feito pelo Núcleo de Estudos da Saúde, da Previdência e da assistência Social da Embrape e Fundação Getúlio Vargas demonstra que para cada um real investido em esporte existe um retorno de oito reais e cinqüenta e nove centavos em alavancagem social (saúde, educação, luta anticrime, inclusão social e outras atividades fins – BERTINI, Alfredo. Economia da Cultura: a indústria do entretenimento e o audiovisual no Brasil. Editora Saraiva, 2008, p. 54).

Agora, observem. A citação do estudo diz respeito a investimentos em esporte, no genérico, e não e tão somente naquele adjetivado de rendimento ou de competição, como parece ser costume o Ministério dos Esporte privilegiar e que, tudo indica, o faz muito mal, pois apenas 32,62% do orçamento disponível para o Ministério do Esporte foi gasto. Ou seja, dos R$ 2.229.479.471,00, disponível para a pasta em 2010, apenas R$ 727.344.828,18 foram gastos, isso até o dia 19 de dezembro. E destes, pasmem, o montante de R$ 423 milhões foram gastos em pagamento de contas passadas. Ou seja, do 1/3 do orçamento executado, mais de 50% deste foram gastos para pagar contas de 2009.

Erradicar a miséria, diminuir a pobreza, devem ser partes de objetivos mais amplos, pois esses indicadores sociais são produtos de uma política concentradora de poder e de ampliação dos privilégios que há muitos anos vem sustentando o parlamento nacional, as assembléias estaduais, bem como as câmaras municipais. E essa mesma política, marcada pela concentração e ampliação dos privilégios é a tônica das ações voltadas para o desenvolvimento das políticas de esporte e lazer do país.