sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Protesto em Amargosa


Os estudantes do campus de Amargosa tiveram um final de janeiro agitado, organizando diversas manifestações contra o atraso das obras relacionadas a expansão do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Segundo a "placa de obras" (foto), os laboratórios deveriam ficar prontos em junho do ano passado. Até o momento, nenhum deles foi finalizado.

A gravidade da situação pode ser sentida quando observamos o que vem ocorrendo com o curso de Educação Física. As obras, relacionadas a construção do complexo esportivo, um espaço que também atenderia toda a comunidade universitária e potencializaria atividades extensionistas, deveriam ficar prontas em 2012.

Foto cedida pelo professor via Facebook
Segundo o professor David Romão "Os professores e estudantes de educação física da UFRB realizaram ato e seminário para discutir o funcionamento do curso e enfrentar os problemas de infraestrutura".

O Complexo Esportivo de Formação de Professores deveria ter sido inaugurado no final do mês de janeiro último, mas, infelizmente, em seu lugar, só o "esqueleto" do serviço inicial que não impediu que professores e estudantes, conscientes dos seus direitos como cidadãos, fizessem uma inauguração simbólica em forma de protesto, realizando diversas "atividades esportivas", expressando seus desejos de que ali, possam, muito em breve, concretizá-las plenamente com materiais e equipamentos adequados ao desenvolvimento da cultura corporal.

Montagem a partir de fotos cedidas pelo professor David Romão

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Sobre a bicicleta


"Se a mobilidade física é uma condição essencial de liberdade, a bicicleta provavelmente foi o maior dispositivo inventado desde Gutenberg para alcançar o que Marx chamou de realização plena das possibilidades do ser humano, e o único sem as óbvias desvantagens". (Eric Hobsbawn)