Por Riva / 09 de abril de 2023 / domingo / 11h47
A vitória do Manchester City sobre o Southampton por 4 a 1 neste sábado, 08 de abril, pela 30a rodada da Premier League, não foi nenhuma surpresa. A equipe comandada por Pep Guardiola tem um estilo de jogo dominante e de imposição, controla a partida com posse de bola e troca de passes, consegue se defender com a bola nos pés e o jogo coletivo e individual funcionam porque a equipe tem muita qualidade técnica e tática. Principalmente quando De Bruyne, Grealish e Haaland estão inspirados.
Vale a pena esclarecer que o elenco do Manchester City é muito qualificado e equilibrado em todos os setores. Na partida disputada neste sábado, dois jogadores conseguiram bater recordes pessoais que, de forma direta, colaboram para a qualidade do jogo e o resultado.
De Bruyne é um meio campista muito participativo defensivamente e ofensivamente. Com uma excelente visão de jogo e muita aplicação tática, o jogador de passadas largas dita o ritmo do time acelerando ou desacelerando no tempo certo e consegue unir - habilidade, técnica, força física e velocidade. Os passes longos e curtos também fazem parte do repertório do jogador. De Bruyne fez a sua centésima assistência em duzentos e trinta e sete jogos na história da Premier League depois de um lindo passe para Haaland abrir o placar contra o Southampton.
De Bruyne passou Gerrard e ocupa a quinta posição de maiores garçons da história da Premier League. Dos cinco jogadores que estão no topo de assistências, De Bruyne foi o que menos jogos precisou para atingir a centésima assistência. Segue abaixo a relação dos jogadores com mais assistências na Premier League.
1) Ryan Giggs - 162 assistências.
2) Cesc Fabregas - 111 assistências.
3) Wayne Rooney - 103 assistências.
4) Frank Lampard - 102 assistências.
5) De Bruyne - 100 assistências.
6) Gerrard - 99 assistências.
Haaland está estreando na Premier League - antes jogava no Borussia Dortmund - e é o melhor finalizador do futebol mundial no momento. O jogador de 1,94m impressiona jogo a jogo. Com um porte físico privilegiado, força, qualidade técnica, velocidade, frieza, concentração, colocação e atenção aos rebotes, Haaland desequilibra o sistema defensivo. Além das características já citadas, Haaland antever o que pode acontecer na jogada e quase sempre acerta, simplifica a jogada e prefere dar um tapa na bola de primeira para fazer o gol do que tentar driblar o goleiro.
Com trinta gols na atual temporada da Premier League e faltando disputar oito partidas, Haaland igualou a marca de Kevin Phillips do Sunderland na temporada 1999 / 2000. Nunca um jogador marcou mais vezes em seu primeiro ano na Inglaterra. Segue abaixo a relação dos três maiores artilheiros da Premier League / Campeonato Inglês.
1) Alan Shaerer (1994 / 1995) - 34 gols.
2) Andy Cole (1993 / 1994) - 34 gols.
3) Kevin Phillips (1999 / 2000) - 30 gols.
4) Haaland (atual temporada) - 30 gols.
Na época, a competição tinha vinte e dois times e eram disputadas quarenta e duas partidas.
Gostou do texto?
Peço para os amigos e amigas que, se for possível, comentem e compartilhem os
nossos textos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário