Em busca do crescimento do basquete no Brasil, Anderson Varejão — embaixador global do Cleveland Cavaliers — inaugurou uma quadra de basquete reformada no Beco do Nego, na zona oeste de São Paulo.
O que aconteceu
O Cleveland Cavaliers reformou uma quadra de basquete na Vila Madalena com o intuito de incentivar a cultura do basquete no Brasil e fortalecer a relação do time norte-americano com os fãs espalhados pelo país.
Anderson Varejão, embaixador do clube, foi o responsável por comandar a inauguração ao lado de Nic Barlage, CEO dos Cavs, e Rodrigo Vicentini, head da NBA no Brasil.
O ex-atleta trabalha na gestão do Cavaliers e, portanto, vive em Ohio (EUA). Apesar disso, ele garantiu que estará sempre acompanhando a quadra e os outros projetos do clube no Brasil.
"Essa quadra aqui ficou maravilhosa. O trabalho é muito legal, os grafites sensacionais. É muito bom poder ver o nosso basquete se desenvolver em um espaço como esse. Sempre que volto ao Brasil tenho a oportunidade de estar com a molecada do Instituto que tenho pelas cidades do Brasil. Eu gosto muito de estar em projetos como esse. Estarei sempre a disposição. Isso é um projeto que a gente tem com vocês com um comprometimento de pelo menos cinco anos", destacou Varejão.
"Meu plano é de sempre que puder estar presente aqui, saber como a quadra esta sendo utilizada, como estão rolando os projetos, se a molecada está gostando, se era isso que eles esperavam e tudo mais. e a gente, de longe e quando puder de perto, estará dando essa assistencia necessária" Anderson Varejão.
Cavs quer "invadir" o Brasil
A quadra na Vila Madalena é só o começo. O Cleveland Cavaliers planeja uma série de ações em outras cidades do Brasil.
A cidade de Vitória, local em que Varejão nasceu e deu os primeiros passos no esporte, receberá uma quadra reformada também.
"O nosso próximo passo vai ser em Vitoria, no Clube de Regatas Saldanha da Gama, onde comecei a minha carreira. Vamos fazer uma reforma onde comecei os primeiros passos no basquete, vai ser muito legal".
Varejão destaca que ações como essas são essenciais para o incentivo da prática da modalidade.
"O basquete vem crescendo principalmente nas praças, nos parques. A gente tem visto muitos eventos e homenagens. Isso que ajuda a gente cada vez a fortalecer o nosso basquete. Meu legado eu sempre busquei fora de quadra e dentro de quadra fazer o meu melhor, me dedicar ai maximo. Sempre falo que durante minha carreira eu abri mão de muitas coisas e agora quero continuar ajudando de uma maneira natural, bacana", disse.
Atividades agitam quadra renovada.
Após a cerimônia de inauguração, a quadra já recebeu algumas atividades. A primeira foi uma batalha de rimas.
Em seguida, o grupo Dunk Lab comandou uma apresentação de enterradas, com direito a participação de Varejão nos desafios.
(Matéria escrita por Beatriz Cesarini, e publicada no Portal UOL dia 05 de abril de 2023)
______________
Comentário do Riva
Esse tipo de projeto é essencial para incentivar a prática de esportes e cultura em comunidades de baixa renda.
O basquete, apesar de ter poucos espaços físicos para ser praticado, é uma modalidade esportiva exercida por muitos atletas amadores e profissionais. Os fãs - que podemos chamá-los de consumidores - movimentam a comercialização de materiais esportivos e assinaturas dos canais esportivos que transmitem as principais competições do Brasil e do mundo.
Instagram:
@welington_silva55
@rivelinosantosrocha
Nenhum comentário:
Postar um comentário