Por Riva / 13 de abril de 2023 / quinta-feira / 13h25
Depois da inevitável demissão do técnico Vítor Pereira, o Flamengo está procurando um técnico capaz de comandar o clube de maior força econômica do Brasil e postulante a conquistar os principais títulos da temporada. A maioria dos torcedores do Flamengo aguardam a chegado do ex-técnico do Flamengo, Jorge Jesus, na esperança que o time apresente o brilhante futebol de 2019, conquiste títulos importantes e volte a ser temido pelos oponentes.
É evidente que a chegada de Jorge Jesus (caso a negociação seja concretizada) não é garantia da reedição de 2019.
O técnico Jorge Jesus está no comando técnico do Fenerbahçe da Turquia e, nesta quarta-feira, admitiu ter sido procurado pelo Flamengo. Em conversas com o vice de futebol Marcos Braz disse que agora não pode se transferir pro Flamengo, mas não fechou as portas para o retorno.
Jorge Jesus deu mais detalhes do diálogo que teve com Marcos Braz. O técnico afirmou que não debateu o valor de um eventual salário e ouviu que o Flamengo terá comandante interino enquanto aguarda pela definição do futuro do técnico.
Veja o que disse Jorge Jesus - Crédito do GE.com
Bom dia, amigo. Aqui são 10h da manhã na Turquia, aí no Brasil o fuso horário é de seis horas. Eu falei com o Marcos Braz ontem várias coisas, mas nunca falei em condições financeiras com ele. Não sei por que está a passar no Brasil a dizerem que eu pedi muito dinheiro e não chegaram a acordo comigo. Não sei qual é a intenção disso, mas a verdade é que o Marcos Braz falou comigo sobre o Flamengo, se eu podia sair já. Eu disse que já não podia, tinha que me dar algum tempo. Até para eu falar aqui com o presidente. Falta um mês e meio para acabar o campeonato aqui na Turquia. Ele me disse que ia pôr um treinador interino, e eu disse: "Então, ok, vocês podiam esperar por mim". Ele disse que não podia esperar muito por mim mais que uma semana. E aqui, pronto, tudo bem. Agora não quero que as pessoas pensem que, se eu não for para o Flamengo, que foi por questões financeiras. Porque não falei nem com o Marcos Braz e já estão por aí a dizer que eu pedi mundos e fundos.
Em fim de temporada com o Fenerbahçe, Jorge Jesus manifestou o interesse de cumprir o contrato com o time Turco, mas externou o desejo de retornar ao clube carioca assim que terminar o compromisso na Europa.
Além da possibilidade de Jorge Jesus terminar a temporada em alta no Fenerbahçe e renovar o contrato com um possível reajuste salarial, as partes (Flamengo e Jorge Jesus) ainda não chegaram a um denominador comum em relação aos valores - salário, premiação por conquista de título, multa rescisória, ......
Atualmente, Jorge Jesus e sua comissão técnica custa ao Fenerbahçe 7,5 milhões de euros anuais (cerca de R $ 40,7 milhões de reais). Caso aceite retornar pro Flamengo, o valor precisa ser reduzido. Em seu primeiro contrato com o Flamengo, Jorge Jesus e sua comissão técnica recebia entre 3 e 3,5 milhões de euros anuais. Como em uma das cláusulas contratuais existia premiações por conquista de título e o técnico conquistou a Taça Libertadores e o Campeonato Brasileiro, os ganhos de Jorge Jesus e sua comissão técnica alcançaram o valor de quase 6 milhões de euros. Depois houve uma renovação e o contrato de Jorge Jesus foi para algo próximo de 4 milhões de euros anuais.
Vamos analisar a situação de Jorge Jesus no Fenerbahçe.
Os proprietários do Fenerbahçe são bilionários (uma das famílias mais ricas da Turquia) e são parciais. Se o time vencer está tudo bem e, se perder, ameaçam demitir técnico, jogadores,....O último jogo do Fenerbahçe no Campeonato Turco está marcado para dia 4 de junho contra o Galatasaray e tudo indica que o Fenerbahçe estará na disputa do título Turco. A equipe também está na semifinal da Copa da Turquia e, caso avance pra final, as datas das finais ainda não foram definidas. Isso significa que o sucesso de Jorge Jesus nessa reta final a possibilidade de renovação é muito grande.
Os dirigentes do Flamengo não prometeram aguardar Jorge Jesus até junho e quer definir o próximo passo daqui a uma semana. Nesse período, será avaliado o desempenho do time sob o comando técnico do interino Mario Jorge. O desempenho do time contra o Maringá, pela Copa do Brasil, Coritiba, pelo Campeonato Brasileiro, e Ňublense, pela Taça Libertadores, terão um enorme peso na decisão - se vai aguardar ou não o fim do contrato de Jorge Jesus.
No total , o Flamengo realizará 13 jogos sem Jorge Jesus caso concorde com a proposta do técnico. Além dos três citados, o Flamengo vai enfrentar o Internacional (fora), Athletico-PR (fora), Goiás (casa) e Cruzeiro (casa), entre outros. É o início do Campeonato Brasileiro e boa parte da fase de grupos da Taça Libertadores.
A falta de planejamento e de conhecimento do mercado fica clara quando os dirigentes do Flamengo ficam refém de Jorge Jesus - como poderia ser de outro técnico. Aguardar por Jorge Jesus não garante que o técnico vai aceitar a proposta financeira que o clube carioca vai oferecer e a espera pode se tornar mais constrangedora.
Vamos aguardar as próximas horas para termos uma definição mais concreta de mais uma "novela" envolvendo Flamengo e Jorge Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário