terça-feira, 20 de junho de 2023

Lionel Messi contraria os defensores dos Direitos Humanos e é o novo embaixador da Arábia Saudita

 


Por Riva / 20 de junho de 2023 / terça-feira / 12h45
O jogador Lionel Messi – escolhido por várias vezes como melhor jogador de futebol do mundo e atual campeão mundial com a seleção argentina – assinou dois contratos depois que saiu do Paris Saint-Germain.
O primeiro contrato foi com a Inter Miami, clube que disputa a MLS (Major League Soccer). Segundo o empresário Jorge Mas, Messi ganhará entre 50 e 60 milhões de dólares ( aproximadamente 286 milhões de reais) por temporada até o fim de 2025. Depois do termino do contrato, existe uma cláusula que permite a renovação automática do contrato.
Os Estados Unidos sediarão a Copa do Mundo de 2026 ao lado de Canadá e México. Ter um jogador (ou vários jogadores) do nível de Lionel Messi é muito importante para alavancar o futebol no país e uma excelente estratégia de marketing para captar investidores / patrocinadores para a atividade esportiva no país durante o período que antecede a Copa do Mundo de 2026.
O segundo contrato foi com o Governo da Arábia Saudita. Lionel Messi será um dos embaixadores do turismo no país e, segundo o jornal “New York Times”, o jogador pode receber até 22,5 milhões de euros (aproximadamente 117 milhões de reais) no período de três anos. O contrato inclui férias pagas para toda a família de Lionel Messi, algumas postagens nas redes sociais e compromissos comerciais.
O contrato de Lionel Messi com o Governo da Arábia Saudita tem, em uma das cláusulas, a proibição de comentários negativos ou qualquer outra declaração que manche a imagem da Arábia Saudita. Não custa nada lembrar que a Arábia Saudita é governada por uma Monarquia Absolutista Islâmica e é marcado por violações aos Direitos Humanos.
De acordo com o jornal “New York Times” as obrigações de Messi e suas respectivas remunerações são as seguintes:
- Cerca de 2 milhões de dólares (aproximadamente 9,6 milhões de reais) para o mínimo de uma férias anuais em família com a duração de cinco dias, ou alternadamente duas férias anuais de três dias cada. As despesas de viagem e acomodações cinco estrelas seriam pagas pelo Governo Saudita para Messi e até vinte familiares e amigos.
- Outros 2 milhões de dólares para promover a Arábia Saudita em suas contas de rede social dez vezes ao ano, separadamente da promoção de suas férias no país.
- Cerca de 2 milhões de dólares a mais para participar de uma campanha anual de turismo. (Ele e o Governo Saudita compartilharam a primeira campanha, um vídeo elaborado no deserto, em novembro).
- Outros 2 milhões de dólares para trabalhos de caridade e aparições.
Os críticos da Arábia Saudita caracterizam a estratégia como sportswashing: usar esporte e figuras do esporte para encobrir o histórico de direitos humanos do país, o tratamento dado às mulheres, o assassinato do colunista do Washington Post Jamal Khashoggi e outras ações autoritárias.
Não é novidade para ninguém a utilização do esporte e de pessoas que tem visibilidade para criar uma cortina de fumaça e camuflar os Regimes Autoritários. Lionel Messi, por exemplo, têm quatrocentos milhões de seguidores somente no Instagram e é uma das pessoas mais vistas no esporte mundial.
Lionel Messi foi criticado por muito tempo pelos argentinos por causa da sua saída prematura do país e, para muitos, ele (Messi) não tinha o mesmo comprometimento na seleção argentina que tinha no Barcelona. Depois da conquista da Copa do Mundo de 2022, Messi tornou-se um dos símbolos da Argentina.
Lionel Messi demonstra ser uma pessoa simples e consciente do que aconteceu e acontece no Mundo. Não é necessário muito esforço para Messi, seus assessores e empresários entender que a Argentina sofreu uma Ditadura Militar (1976 – 1983) que deixou um rastro de torturas e mortes.
Diante da situação que a Argentina passou durante o período da Ditadura Militar (perseguições, prisões arbitrárias, torturas, mortes,...) Lionel Messi jamais poderia aceitar um convite para representar um país como a Arábia Saudita.
Siga o nosso Instagram
@rivelinosantosrocha









Nenhum comentário: