A Federação de Xadrez dos EUA (US Chess) publicou uma lista de membros que foram sancionados pela organização.
Ao todo, 27 membros foram sancionados por um período de tempo mais curto ou mais longo. Menores de idade não tiveram os nomes revelados, mas sua sanção consta na lista.
Entre os jogadores mais conhecidos na lista está o GM Alejandro Ramirez, que teve sua filiação revogada permanentemente em março, depois que oito mulheres o acusaram de agressão sexual. O grande mestre costa-riquenho-americano trabalhou como treinador da equipe feminina dos EUA durante a Olimpíada de Xadrez e como comentarista do Saint Louis Chess Club, mas renunciou aos cargos depois que a ex-campeã feminina dos EUA, WGM Jennifer Shahade, o acusou publicamente de agressão sexual.
Outro nome notável é o GM Timur Gareyev, nascido no Uzbequistão, conhecido como o "Rei do Xadrez às Cegas", que está proibido de competir, treinar, aparecer ou visitar o local de qualquer evento nacional de xadrez dos EUA até junho de 2024 por violações das Diretrizes de Jogo Seguro.
A US Chess sancionou membros por violações relacionadas ao Código de Ética, políticas de Jogo Seguro, requisitos de Certificação de Diretor de Torneio, Regras do Xadrez, Eventos da FIDE e obrigações dos Capítulos Estaduais e Afiliados.
A organização também divulgou anteriormente uma lista de membros sancionados, mas a prática terminou há mais de 10 anos. A US Chess disse que o Conselho Executivo decidiu divulgar a lista novamente por uma questão de transparência em uma decisão que foi alcançada por 8 votos a 0.
Em uma declaração dada ao Chess.com, a US Chess disse:
Estamos evoluindo continuamente nossas políticas para promover um ambiente seguro e transparente para os jogadores de xadrez. Por motivos de privacidade, não podemos divulgar violações específicas. No entanto, as categorias que avaliamos como parte desse processo incluem o Código de Ética, políticas de Jogo Seguro, requisitos de Certificação de Diretor de Torneio, Regras do Xadrez, Eventos da FIDE e obrigações dos Capítulos Estaduais e Afiliados.
Um total de sete membros tiveram sua filiação permanentemente suspensa. A lista também inclui árbitros e diretores de torneios que tiveram suas certificações suspensas por violação de ética.
A Comissão de Ética e Disciplina da FIDE atualiza uma lista semelhante com as decisões tomadas desde 2014.
Notícias do Chess.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário