Angeli, chargista brasileiro, conseguiu em uma das suas charges, como sempre, resumir o que significa hoje a relação dos governos, entre outros, com a república brasileira. A charge a qual me refiro pode ser vista clicando no link http://noticias.uol.com.br/humor/1101_album.jhtm#fotoNav=2 .Essa charge, que leva o nome do título desta postagem, me fez pensar nas políticas dos governos, chamadas de Políticas Públicas só por força semântica.
Agora Salvador vai abrigar a Copa das Confederações. Alguém foi consultado? Não, simplesmente eles, os senhores dos anéis, os donos do estado, compreendem que é importante e...PONTO! Saúde? Educação? Habitação? Saneamento? Segurança? Urbanização? Bobagem. É só colar tudo isso ao discurso da importância dos grandes eventos esportivos para o país, para o estado, divulgar este discurso em diferentes meios de comunicação para reverberar na consciência do povo que tomará o discursos como se fosse, ele, o próprio idealizador do mesmo e tá tudo resolvido.
2 comentários:
Olá Welington,
aqui em Feira de Santana existe um projeto de terceirização dos serviços do Jóia da Princesa para a administração dos dirigentes do Fluminense de Feira e Bahia de Feira. A ineficiência na organização de políticas públicas para atender ao público pode ser um dos motivos para repassar este patrimônio público ao bel-prazer dos dirigentes de futebol. Guardadas as devidas proporções entre Bahia de Feira (Jóia da Princesa) e Botafogo (Engenhão), o que percebemos é que o Esporte de Rendimento tem se colocado como o referencial de esporte dos governos e a gestão privadas dos equipamentos públicos já denunciam a ausência de participação popular no planejamento, execução e avaliação das politicas de esporte no município.
Volto em breve com outras considerações (estou no ritmo conta-gotas, devido às demandas de mestrado).
Abraços.
Edson do Espírito Santo
LEPEL/UEFS
Volte sempre, amigo. Precisamos das suas contribuições por aqui, principalmente no tocante às políticas públicas, já que és um estudioso do caso. Abraços e folgo em vê-lo por aqui.
Postar um comentário