quarta-feira, 17 de maio de 2023

Ministério do Esporte cumpre agenda de inaugurações e parcerias em Sergipe

 


Dois equipamentos foram entregues, cada uma com capacidade de receber 400 crianças de 7 a 17 anos. Aracaju terá um dos projetos-piloto da Rede de Desenvolvimento
17 de maio de 2023 / quarta-feira / 11h00
Em Aracaju, uma comitiva do Ministério do Esporte, composta pela ministra Ana Moser e pela secretária nacional de Esportes de Alto Desempenho, Marta Sobral, inaugurou dois equipamentos esportivos. São as quadras poliesportivas das Escolas de Esportes Professor Kardec, no bairro Santa Maria, e Gerivaldo Garcia, no Santos Dumont. As entregas ocorreram nesta terça-feira (16.05), com a presença do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e da secretária estadual de Esporte e Lazer, Mariana Dantas.
As obras foram executadas por meio de convênio firmado com o Governo Federal, de orçamento no valor de R$ 792.122,64. As novas quadras beneficiarão mais de 400 estudantes-atletas de 7 a 17 anos, matriculados nas duas instituições. As crianças e os jovens farão as atividades físicas no contra turno escolar. Os equipamentos são próprios para a prática de futsal, basquete e outras modalidades esportivas.
“É um prazer estar aqui, com tantos dirigentes do esporte nacional. Precisamos garantir o acesso à prática esportiva para todos os moradores de Aracaju e de todos os territórios de Sergipe. Esse espaço vai proporcionar ainda mais acesso democrático ao esporte, que é o que nós almejamos”, afirmou Ana Moser pela manhã, durante inauguração da Escola de Esportes Professor Kardec.
A reforma, em cada quadra, incluiu a construção de sistema de drenagem, estrutura para prática de basquete, trave de futebol de salão, postes de vôlei e suas respectivas redes; implantação de piso de alta resistência na pavimentação, pintura de toda a estrutura de aço galvanizado dos alambrados, muretas e demarcação, entre outros.
O governador Fábio Mitidieri destacou a aproximação entre a gestão e o público, em busca da humanização do trabalho da gestão estadual. A secretária Mariana Dantas falou sobre os benefícios da quadra esportiva para a população da cidade, uma das mais populosas do estado. “Estamos aqui com um dispositivo de peso olímpico, que aproxima famílias e jovens da prática esportiva. Acreditamos no potencial dos esportistas da nossa região. Esse é mote principal: cuidar da saúde do povo de Sergipe.”
Pela tarde, a comitiva do MEsp seguiu para o bairro Santos Dumont, para a inauguração da quadra poliesportiva na Escola de Esportes Gerivaldo Garcia. A ministra e o governador assinaram ainda termo de parceria para a implementação do projeto-piloto do Programa Rede de Desenvolvimento do Esporte.
O vice-prefeito e secretário estadual de Educação, Zezinho Sobral, elogiou o compromisso do Governo Federal com Sergipe. “Nós já temos um vínculo muito grande com outras prefeituras, e estamos estreitando laços com as esferas estadual e federal. Acreditamos que tudo tem que ser feito de forma integrada: educação, saúde, cultura e esporte. Nada é mais importante para um país que construir uma juventude forte. E os princípios do esporte solidificam a personalidade, preparam para a vida, para ter foco e chegar a um objetivo.”
Escolas de Esportes
No total, o governo de Sergipe, por meio das secretarias de Esporte e Lazer e da Educação e Cultura, mantém quatro Escolas de Esportes. Somada às duas inauguradas, há a Estação Cidadania, no bairro Bugio, e o Parque Aquático Oseas de Miranda, no Centro. São mais de 770 crianças e jovens atendidos, com oferta de judô, voleibol, wrestling, natação, polo aquático, jiu-jitsu, futebol, futsal, tênis de mesa, ginástica artística e rítmica, atletismo e badminton. As modalidades atletismo, badminton e natação, paralímpicas, também estão disponíveis.
Para fechar a agenda em Aracaju, Ana Moser e Marta Sobral visitaram o Centro de Excelência de Ginástica. Elas assistiram à apresentação das atletas da ginástica rítmica. Algumas das meninas que treinam no local são da Seleção Brasileira. O assessor da Confederação Brasileira de Ginástica Ricardo Rezende acompanhou a visita. “Agradeço ao ministério por estar incentivando de verdade o esporte, e também prestigiando a ginástica”, disse.
O diretor de Projetos Joelmo de Oliveira e o assessor especial Carlos Vilanova também integraram a comissão do Ministério do Esporte na capital sergipana.
Assessoria de Comunicação Social - MEsp


Nenhum comentário: