segunda-feira, 29 de maio de 2023

Desporto Escolar

No último dia vinte e cinco de maio foi comemorado o Dia Nacional do Desporto Escolar, data criada pelo presidente Lula e sancionada pela Lei 14.579 de 2023.

A data comemorativa coincide com o dia em que foi fundada a Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), reforçando a importância da prática esportiva na escola.

Há todo um debate na área sobre este aspecto eminentemente "prático" do esporte na escola, já que o esporte é conteúdo de ensino da disciplina Educação Física e a escola não deve ser vista como um espaço de desenvolvimento de atletas.

Pedagogicamente, tendo como referência a pedagogia histórico-crítica e a abordagem crítico-superadora, os conteúdos de ensino devem ser assimilados criticamente pelos estudantes, ao se apropriarem do conhecimento historicamente desenvolvido e acumulado pela humanidade em relação ao conteúdo trabalhado.

Neste aspecto, a técnica da atividade esportiva deve ser relacionada aos aspectos socialmente determinados e determinantes do seu desenvolvimento. Se antes, a bola de voleibol, ao ser "chutada" pelo atleta era falta grave, e hoje, o mesmo gesto não impõe falta alguma, é importante saber os condicionantes que determinaram essa modificação.

Se, de 1889, até 1937, a prática da capoeira estava prevista como crime pelo Código Penal brasileiro, é fundamental que os estudantes não só vivenciem demonstrações da capoeira, mas entendam sua gênese, desenvolvimento e expansão. Por que a sua expressão, hoje, é produto cultural e no passado a sua prática dava até seis meses de cadeia? 




Nenhum comentário: