sábado, 6 de maio de 2023

Os desafios de criar e modernizar espaços públicos para a prática de atividades físicas / 1a Parte

Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso / Espaço Público com enorme importância para a população de Itabuna-BA

Por Riva / 06 de maio de 2023 / sábado / 11h00
Antes de iniciar o texto, quero deixar bem claro que eu (Riva) não sou contra a expansão imobiliária e, os meus questionamentos, são baseados na falta de espaços públicos para a prática de atividades esportivas.
Vamos ao texto.
Quem tem a minha idade (53 anos) e já praticou ou pratica atividade física viveu um período em que existia uma enorme quantidade de espaços disponíveis. Independente do tamanho da cidade, nós tínhamos quadras poliesportivas, campos de areia ou de grama com livre acesso para a população. É óbvio que a estrutura não era adequada, mas proporcionavam momentos de lazer para quem praticava atividades físicas e para quem gostava de assisti as competições. Vale a pena lembrar que vários atletas de alto rendimento foram revelados nesses espaços.
Com o passar do tempo, esses espaços ficaram raros porque passaram a serem vistos como excelentes oportunidades de negócios. Por falar em oportunidades de negócios, o mercado imobiliário tem uma enorme capacidade de enxergar o futuro a curto, médio ou longo prazo. Ninguém tem a menor dúvida que o mercado imobiliário tem uma enorme importância para o crescimento da economia e desenvolvimento das cidades. A expansão imobiliária proporciona o surgimento de novos bairros e de novos investimentos - exemplo: supermercados, agências bancárias, etc......
O grande problema é que o Poder Público nunca demonstrou interesse em criar mecanismos para preservar boa parte dos espaços que eram utilizados para a prática de atividades físicas.
Com a escassez dos espaços públicos para quem pratica atividade física, os empresários começaram a investir em Arenas Esportivas e Vilas Olímpicas modernas com excelente estrutura.
As quadras, campos, piscinas, pistas de atletismo,..... são bem cuidadas porque a manutenção é feita diariamente; os professores e monitores são capacitados; os locais para os atletas guardarem os objetos pessoais são seguros; os vestiários são limpos; a comercialização de alimentos e bebidas é feita em locais confortáveis e higienizados; a segurança é feita por pessoas qualificadas e com modernos sistemas de monitoramento. Com os atrativos citados e outros que por ventura eu tenha esquecido de citar, os valores cobrados pelas Arenas Esportivas e Vilas Olímpicas são vantajosos.
O problema é que a maioria da população não têm condições financeiras de frequentar as Arenas Esportivas e Vilas Olímpicas administradas pela iniciativa privada.
Diante da situação, um dos maiores desafios do Poder Público na área de Esporte e Lazer é criar ou reformar os poucos espaços que restam para que a população - principalmente a mais carente - possa praticar atividades físicas sem ter custos.
A obrigação de investir no desenvolvimento e na criação de espaços públicos para à prática de atividades físicas é do Governo Federal, mas, sem a colaboração dos Governos Estaduais e Municipais e da sociedade fica muito difícil avançarmos.
Essa é a primeira parte de uma série de textos envolvendo essa importante temática. Aguardem os próximos textos.
Gostou do texto?
Você pode nos ajudar compartilhando o link do nosso Blog - Esporte em Rede - nas redes sociais.
Instagram
@rivelinosantosrocha


 

Nenhum comentário: