segunda-feira, 20 de março de 2023

Vasco e Flamengo fizeram um jogão

Por Riva

1) Depois de duas partidas decisivas e desgastantes fisica e mentalmente - Flamengo 3 x 2 Vasco na segunda-feira (13) e a eliminação da Copa do Brasil para o ABC na quinta-feira (16) - o Vasco entrou em campo na noite deste domingo (19) para enfrentar o Flamengo. A vitória do Flamengo por 3 a 1 carimbou o passaporte da equipe Rubro-Negra para disputar a final do campeonato carioca de 2023 contra o Fluminense. 

2) O Flamengo iniciou a partida com as linhas altas e pressionando a saída de bola do Vasco com Arrascaeta e Pedro pelo meio, Gabigol pela direita e Ayrton Lucas pela esquerda. Depois dos primeiros dez minutos, o Vasco ensaiou sair pro jogo e conseguiu que Santos fizesse duas defesas importantes (em uma delas o atacante do Vasco estava impedido). Aos quinze minutos, depois de uma bela jogada de Ayrton Lucas, a bola sobrou para Pedro que finalizou e abriu o placar contando com um desvio do defensor vascaíno.  

3) Apesar da pressão e de ter sofrido o gol, o Vasco estava bem na partida. A linha defensiva bem posicionada, o meio-campo aplicado na marcação e o ataque esperando a oportunidade para contra-atacar - Gabriel Pec pelo lado direito e Alex Teixeira pelo lado esquerdo também auxiliavam a marcação. Sem nenhum receio de sofrer o segundo gol, Maurício Barbieri adiantou as linhas e equilibrou a partida. Com boa troca de passes e intensidade, aos vinte e oito minutos, Capasso aproveitou a bola alta para cabecear, empatando o jogo. 

4) Com o placar empatado, o Vasco era melhor em todos os setores e aproveitava a desorganização do Flamengo. Mas, contra uma equipe de muita qualidade técnica, todo cuidado é pouco e, no final do primeiro tempo, o Flamengo construiu duas boas jogadas pelo lado esquerdo do ataque e ficou muito perto de fazer o segundo gol. A resposta do Vasco foi imediata com Pedro Raul chutando forte - a bola passou perto do gol de Santos.

5) O primeiro tempo foi bem jogado, equilibrado e com as duas equipes procurando o gol. O empate classificava o Flamengo e a única alternativa do Vasco no segundo tempo era atacar sem se descuidar com o sistema defensivo. 

6) O segundo tempo começou com o Vasco muito ofensivo. As linhas adiantadas, os laterais jogando depois da linha divisória, o meio-campo com boa saída de bola e trocando passes com eficiência e o ataque com muita velocidade. O amplo domínio do Vasco e a desorganização do Flamengo era nítido, mas o Vasco não conseguia transformar as oportunidades em gol. A partida tinha um desenho tático bem definido e a intensidade era enorme.

7) Maurício Barbieri substituiu Pedro Raul por Egnaldo aos nove minutos. O técnico do Flamengo fez três substituições aos treze minutos - Everton Cebolinha por Vidal, Rodrigo Caio por Varela e Gabigol por Everton Ribeiro . No primeiro momento, muitos imaginavam que a configuração tática do Flamengo seria um 4-4-2. Mas Vitor Pereira recuou Tiago Maia para fazer a linha de três zagueiros - Fabrício Bruno, David Luiz e Thiago Maia. 

8) As substituições não surtiram efeito positivo e o Vasco continuou controlando a partida, principalmente no meio-campo. Aos vinte e cinco minutos, Maurício Barbieri substituiu Gabriel Pec por Erick Marcus e Jair por Barros. Ambos saíram exaustos. Aos trinta minutos, Vitor Pereira substituiu Gerson por Léo Pereira e Arrascaeta por Matheus França (ainda não vou chamá-lo de craque porque é cedo, mas é um "jogadoraço") passou a jogar nas costas de Puma Rodrigues e, com muita velocidade e habilidade, mudou a partida. 

9) Aos trinta e quatro minutos, Matheus França fez uma linda jogada e o zagueiro Capasso fez o pênalti. Pedro cobrou e marcou o segundo gol do Flamengo. Com pouco tempo para empatar e virar, Maurício Barbieri fez duas substituições aos trinta e nove minutos - Rodrigo por Nenê e Alex Teixeira por Orellano. O Vasco continuou agredindo - destaque para o goleiro Santos que fez defesas importantíssimas - mas, aos quarenta e sete minutos, Ayrton Lucas aproveitou uma cobrança de falta feita com rapidez e marcou o terceiro gol do Flamengo. 

10) O Vasco foi melhor, mas, no somatório das duas partidas, o Flamengo mereceu a classificação porque aproveitou as chances de gol e tem um banco de reservas capaz de mudar a partida.

Nenhum comentário: