quinta-feira, 2 de abril de 2020

BBB e futebol

Entre os dias 29 a 31 de março de 2020 observou-se algumas manifestações por parte de atores do futebol em apoio a um integrante de um Reality Show de uma rede aberta de TV. Nesse período ocorreu o décimo paredão da edição e foi integrado por três participante, sendo dois os protagonistas do processo. 

De um lado, uma atriz e cantora nacional extremamente politizada e consciente de causas sociais, e, do outro, um arquiteto e empresário que por diversas vezes na casa apresentou comportamento machista, autoritário, explosivo, imaturo, e até chegou a naturalizar causas como a zoofilia. 

Ocorre que, o referido arquiteto, mostrou durante o tempo na casa que se tratava de um amante do futebol. Apesar de nunca se tornar um jogador profissional, contou suas experiências em quadra e campo, além de se declarar corintiano enraizado. Esse fator, somado ao resgate de uma publicação que a sua adversária fez, anos atrás, contando que não gostava do esporte, levou ao apadrinhamento do arquiteto pelos jogadores de futebol. 

Publicações em texto, imagem e vídeo, declararam o apoio de figuras midiáticas do futebol ao arquiteto, o que fez com que uma grande camada da população se mobilizasse, por venerar essas figuras, a apoiar esse indivíduo independente da análise de outras vertentes do seu comportamento na casa. 

Imagem retirada do site O Dia

Esse fato nos mostra a magnitude da influência do futebol na sociedade em geral e nas subjtevidades. A espetacularização desta modalidade esportiva eleva sua popularidade ao ponto de torná-lo ‘sagrado’, e faz com que a população o apoie apenas por ser futebol, livre da análise de conceitos e valores.

Isso também é ilustrado quando recordamos dos vários escândalos, por diferentes motivos, envolvendo jogadores famosos, que não apagam nem mesmo mancham a sua reputação diante de admiradores do esporte. 

Os seus atores se tornam referências para crianças e adultos, e apesar do atual contexto histórico em que há um vazio esportivo devido à suspensão das competições em função da pandemia por coronavírus, essa referência se apresenta com muita força sobre qualquer situação em que se manifestar.

O paredão também se tornou uma disputa política quando virou pauta de uma publicação do filho do presidente da república, que defendeu o arquiteto argumentando que a cantora era uma militante esquerdista. Mais uma vez mostrando o seu desprezo por todas as causas sociais que a cantora defende e que são necessárias.

Texto escrito pela professora Vitória Lima Oliveira Morais

13 comentários:

Unknown disse...

Belíssimo texto!!!

Unknown disse...

Parabéns Vitória

Teresa Cristina disse...

Parabéns pela escrita crítica, só assim poderemos enxergar a realidade com responsabilidade e coerência.

Unknown disse...

Minha menina, mulher, que alegria poder ver seu talento sendo mostrado e reconhecido. Parabéns linda

Raquel Sampaio disse...

Exemplo de mulher e professora! Entende de educação e o que ela representa para a construção de um pensamento crítico e emancipado! Você sem dúvidas me representa em todas as suas características! Parabéns pelo belíssimo texto exemplar! ♥️ Amo você!

Amanda Santana disse...

Parabéns, Vi! Excelente reflexão, continue assim. Ótima escrita crítica, que sejam os primeiros passos de um caminho de sucesso. Admiro imensamente você, enquanto profissional, enquanto mulher, enquanto ser humano! Você é um orgulho imenso para o nosso curso. ✨ Brilhe e voe alto! ❤️👏🏽👏🏽

max turbo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Parabéns, excelente texto ������

Unknown disse...

Parabéns Ví,eu tenho uma imensa admiração pela sua trajetória e dedicação em tudo que faz! Belo texto , ótima reflexão .

Unknown disse...

Parabéns Vi! Seu texto é perfeito,suas reflexões e críticas apenas aprimoraram pois, lá no começo Ensino Fundamental e Médio você já demonstrava sua grandiosidade, ou melhor quando ainda era um pedacinho de gente e nos contava os contos de fada passando folha por folha sem deixar escapar um detalhe mesmo ñ sabendo ler... já nos mostrava que possuia personalidade forte, em meio a tanta doçura.Parabéns!

Unknown disse...

Parabéns, Vitória! Ótima reflexão! Um alento nesse tempo sombrio em que se investe contra a ciência e a educação.

Unknown disse...

Parabéns, Vi! Bela reflexão!

David Torres disse...

Parabéns, camarada!!