sábado, 25 de março de 2023

Lazer e Estética

 

A turma de Trabalho e Lazer, do curso de educação física da Universidade Estadual de Feira de Sanntana, esteve na biblioteca Julieta Carteado prestigiando a exposição intitulada SURREAL, da acadêmica Camila Fernandes. O objetivo da nossa visita foi discutir, tomando como referência o texto que estamos discutindo atualmente, a saber: “Lazer e Trabalho: algumas reflexões a partir da ontologia do ser social”, as possibilidades emancipatórias das atividades de lazer.

Este, visto sob a ótica do senso comum, esteve e ainda se encontra resumido às dimensões do divertimento e do descanso. Algo que entendemos ser fundamental para todos nós. Não obstante, sobre o atual modo de produção e reprodução da vida, até mesmo esses momentos estão subsumidos à logica do capital. O que reduz sua capacidade emancipatória.

Nas diversas produções científicas sobre o lazer no âmbito da educação física, há, também, uma preocupação em relação ao desenvolvimento social e pessoal através das atividades de lazer. Nos reportando ao texto - link nos stories do meu instagram (welington_silva55) -, a autora vai dizer que “(...) o lazer, abordado a partir da realidade em que ele está posto e de sua articulação com esta realidade, deva ser concebido como uma prática social, uma atividade humana e histórica que se define no conjunto das relações sociais, no embate dos grupos ou classes sociais sendo, ele mesmo, forma específica de relação social, um espaço de qualificação humana, ou seja, de desenvolvimento das condições físicas, mentais, afetivas, estéticas e lúdicas” (p. 141).


E foi justamente para pensarmos a dimensão estética (compreendendo que as outas dimensões também comparecem) como possibilidade de promoção de atividade de lazer, que visitamos a exposição. Ressaltamos a importância de uma educação estética e que nós, como educadores, precisamos educar nossa sensibilidade. Sublinhamos a necessidade do teatro, do cinema, da literatura e o quanto tudo isso está distante das nossas experiências no tempo “livre” que dispomos.

A exposição acontecerá até o dia 31/03. Faça uma visita.

Um comentário:

Anônimo disse...

Riva de Itabuna-BA / Atividade importantíssima e descrita de forma brilhante.