sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Megaeventos: legados, negados e outros temas

Mais uma obra chega nas livrarias com o intuito de fornecer elementos teóricos para a compreensão dos chamados megaeventos.

Desde que o Brasil passou a ter condições de sediar grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo que ocorrerá este ano e os Jogos Olímpicos e Parolímpicos de 2016, esse tema vem sendo debatido em diferentes ocasiões.

Algumas vezes, com muita propriedade, sendo reveladas as contradições próprias do estado capitalista e os fundamentos específicos deste fenômeno esportivo em um contexto de profundas desigualdades em setores essenciais: saúde, habitação, educação, saneamento básico, entre outros.

Em outras tantas, o debate se dá de maneira rápida e rasteira, objetivando muito mais a construção de um certo discurso a la contra, na base do raciocínio sofismático, falacioso e, por que não dizer, ignorante.

O melhor antídoto para a ignorância é a informação crítica. Para desenvolvê-la é necessário o contraditório. Os 14 capítulos presentes no livro (foto) de 256 páginas nos instrumentalizam na medida que permitem a reflexão tomando como ponto de partida diferentes temáticas com enfoques distintos.

O estado da arte em relação a temática, políticas públicas de lazer, a relação entre o evento, a cultura e o atleta, o impacto na economia, a relação com o turismo e setores hoteleiros, questões socioambientais e de infraestrutura, a influência da formação e atuação do professor de educação física, bem como o impacto no contexto da escola, entre outros, são assuntos tratados no livro.

Recomendo e desejo uma boa leitura.

2 comentários:

Elson Cazumbá disse...

Olá prof. Welington. Esse Livro já está disponível?

Welington Silva disse...

Já. Começou a vender nas livrarias daqui de Salvador no mês de dezembro.