segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Sobre arbitragem

A rodada de ontem do campeonato baiano de futebol demonstrou, mais uma vez, o quanto precisamos melhorar a arbitragem dos jogos, tanto em relação ao árbitro principal da partida quanto dos seus auxiliares.


Em dois dos principais jogos, Vitória x Bahia de Feira, no Barradão e Itabuna x Bahia, no Itabunão, os árbitros interferiram diretamente nos resultados da partida.


Como amante do futebol, diante de algumas opiniões destemperadas e apaixonadas de torcedores do Vitória e do Bahia, que analisam unicamente o resultado final e o ganho de três pontos no campeonato, levando ao cabo a máxima imputado ao Gerson, enfatizando que o importante "é levar vantagem em tudo, certo?" Quero deixar minha contribuição ao debate.


Não se trata de comemorar ou não um resultado roubado. Particularmente eu não gosto de comemorar uma partida em que o time pelo qual torço, ganha de forma fraudulenta, seja contra qual adversário for. O que está em debate, ao menos para mim, é a qualidade da arbitragem, a qualificação do espetáculo.

Um país e um Estado que vai sediar dois dos principais eventos internacionais de futebol, Copa das Confederações (2013) e Copa do Mundo (2014), não pode se dar ao luxo de fechar os olhos para tantas arbitrariedades, dentro e fora do campo. Aliás, é bom que se sublinhe, em muito dos conflitos entre torcidas organizadas existem o elemento do baixo nível da arbitragem a fomentar a ira entre torcedores rivais.


Por fim, pergunto: que tal rebaixar o árbitro também para séries B e C? Se um time não vai bem, ele é rebaixado. Que tal um escalte sobre as ações dos árbitros para que ao final do torneio isso também ocorra com àqueles que fizeram "vistas grossas" para lances variados? Encontrei eco sobre este assunto em uma postagem no blog Ponta Pé FC, que questiona: "o que está faltando para que a FIFA e a CBF implementem acompanhamento técnico? Por que não um placar de juízes? Se o cara vai bem apitando séries B e C, ele é promovido para a série A. Se vai mal é rebaixado. Quem decide? Um sistema de méritos técnicos, como cartões mal aplicados, gol mal marcados e/ou anulados e etc".


Fica a sugestão.

Um comentário:

Antonielson Silva disse...

Não se preocupe meu amigo Welington Silva, pelo menos aqui na bahia temos promessas de que isso um dia vai acabar, foi criada pelo Árbitro (FBF)Rildo Góes, a DBAF, divisão de base de árbitros de futebol, projeto pioneiro no Brasil que visa fomentar em crianças e jovens o espirito de arbitragem, esses jovens sairão com um preparo diferente dos outros árbitros já velhos que atuam no futebol baiano e quem sabe atuaram também no quadro nacional.