terça-feira, 22 de agosto de 2023

Neymar é mais um que servirá ao Regime Ditatorial da Arábia Saudita e não ficará no ostracismo

 


Foto: Reprodução / Al-Hilal / Estadão

Por Riva / 22 de agosto de 2023 / terça-feira / 23h56
Antes de iniciar o texto, quero fazer algumas observações. 1) Continuo falando de Neymar porque ele insiste em dar motivos. 2) O salário que ele (Neymar) vai receber no Al-Hilal da Arábia Saudita é um problema dele e não tenho o menor interesse.
Vamos lá!
Quando Neymar surgiu no Santos, eu (Riva) escrevi um texto encantado com a capacidade técnica do então "menino Neymar". Cheguei a chamá-lo de gênio e que conquistaria o título de melhor jogador do Mundo várias vezes. Puro engano, inexperiência e precipitação desse que vos escreve.
Jogando pelo Santos, Neymar e Ganso foram protagonistas da equipe que conquistou a Taça Libertadores e a transferência de Neymar para o futebol europeu era questão de tempo. A transferência de Neymar para o Barcelona foi concretizada, mas foi cercada de uma enorme polêmica relacionada aos valores da negociação.
Neymar chegou no Barcelona com uma enorme expectativa e entusiasmo dos torcedores do Barcelona. As metas, o retorno técnico e financeiro e a conquista de títulos foram alcançadas e o Barcelona tinha, naquele período, o melhor time e o melhor ataque do mundo.
Eis que surge uma proposta do PSG e Neymar não perdeu muito tempo para aceitar. Ambicioso, Neymar sonhava em conquistar o título de melhor jogador do mundo e a Uefa Champions pelo PSG - título inédito para o clube francês. Sem conseguir realizar nenhum dos sonhos e com uma performance muito abaixo das expectativas, Neymar passou a desagradar os dirigentes do clube francês.
Com muitos problemas de lesão, comportamento discutível, polêmicas, excesso de insistência para ser protagonista e muito mais mediático do que um jogador focado no campo e bola, Neymar passou a não fazer parte dos planos do clube francês para a temporada 2023 / 2024.
A tentativa de sair do PSG para um grande clube do futebol europeu foi frustrada e nenhuma equipe da "prateleira de cima" do futebol mostrou interesse em Neymar.
Sem espaço na Europa e com uma excelente proposta financeira do Al-Hilal, da Arábia Saudita, Neymar não pensou duas vezes e foi jogar na Arábia Saudita e ser mais um garoto propagando de um dos países que mais desrespeita os Direitos Humanos no mundo.
"A Arábia Saudita é um país presidido pela Monarquia Absolutista Islâmica e conhecido por violações dos Direitos Humanos, rigorosa opressão e perseguição aos opositores do regime ditatorial do país, prisões arbitrárias com torturas e mortes cruéis. O regime ditatorial da Arábia Saudita também é conhecido pela exploração brutal e escravidão da mão de obra dos refugiados e das pessoas de menor poder econômico".
A Arábia Saudita tem a maior reserva de petróleo do mundo e dinheiro não é problema. Mas, como quase todos os países que adotam o regime ditatorial, o esporte - principalmente o futebol - é uma das ferramentas / ou cortina de fumaça para transmitir uma boa imagem para o mundo.
Neymar já demonstrou por diversas vezes que não está preocupado com o que acontece no mundo e, para ele, os valores financeiros que vai receber para ser um dos garotos propaganda da Arábia Saudita é muito mais importante do que defender os Direitos Humanos.
Eu (Riva) imaginei que depois da assinatura do contrato com o Hal-Hilal Neymar não teria o mesmo espaço que tinha na grande mídia. Mais um engano desse que vos escreve.
A partir do momento em que iniciou as negociações com o Al-Hilal, a grande mídia passou a apresentar diversas e longas matérias. Uma cobertura nunca vista na história do futebol na Arábia Saudita.
Durante essas matérias e coberturas jornalísticas, os destaques são os valores da negociação, o avião que Neymar viajou para a Arábia Saudita e a festa de apresentação de Neymar. As pessoas escravizadas, perseguidas, torturadas e mortas pelo sistema da Arábia Saudita é o que menos importa para a grande mídia.
É o sistema capitalista ignorando e desrespeitando os Direitos Humanos com normalidade.
Siga o nosso instagram: @rivelinosantosrocha 




Nenhum comentário: