segunda-feira, 31 de julho de 2023

Marta pode alcançar recorde inédito

Com a goleada por 4 a 0 sofrida pelo Canadá em partida contra a Austrália, realizada nesta segunda-feira (31), Marta possui caminho livre para alcançar um recorde inédito na Copa do Mundo Feminina.

Com a atuação apagada da canadense Christine Sinclair no Mundial, que também poderia alcançar o feito, Marta poderá se tornar a primeira jogadora da história a balançar as redes em seis edições diferentes do torneio. A camisa 10 da Seleção Brasileira pode alcançar o marco inédito já nesta quarta-feira (2), na partida diante da Jamaica, na última rodada da fase de grupos.

Nesta Copa do Mundo, Marta ainda não foi utilizada como titular pela técnica Pia Sundhage. Na goleada contra o Panamá atuou por 15 minutos, enquanto esteve em campo por 14 minutos na derrota do último sábado (29), contra a França.

Marta é a atleta que mais marcou em Copas do Mundo, entre homens e mulheres. Ao todo, possui 17 tentos na competição. Além disso, divide com Sinclair o marco de serem as únicas jogadoras a balançarem as redes em cinco mundiais consecutivos.

No mundial anterior, em 2019, marcou dois gols em três partidas disputadas.

Maiores artilheiras da Copa do Mundo Feminina
  1. Marta (BRA) - 17;

  2. Birgit Prinz (ALE) - 14;

  3. Abby Wambach (EUA) - 14;

  4. Michelle Akers (EUA) - 12;

  5. Sun Wen (RP China), Cristiane Rozeira (BRA) e Bettina Wirgmann (ALE) - 11;

  6. Ann Kristin Aarones (NOR), Heidi Mohr (ALE), Christine Sinclair (CAN) e Carli Lloyd (EUA) - 10.

Eliminação Canadense

A derrota amarga para as donas da casa eliminou o Canadá, que encerrou a competição na terceira posição do Grupo B, com quatro pontos. Aos 40 anos, Christine Sinclair não marcou na fase de grupos e afirmou ter feito a sua última atuação na competição.

"É o fim da Copa do Mundo e provavelmente não irei jogar outra. Estou deixando o campo pela última vez" relevou à TSN. A artilheira se despede com 10 gols em Mundiais, além de 190 tentos pela Seleção Canadense. Sinclair é a maior artilheira do futebol de seleções da história, considerando homens e mulheres.

Texto publicado originalmente AQUI.

Nenhum comentário: