quinta-feira, 20 de abril de 2023

Flamengo venceu o Ñublense com facilidade na estreia de Jorge Sampaoli

 



Por Riva / 20 de abril de 2023 / quinta-feira / 11h55
Depois do início da temporada com muitos problemas dentro e fora de campo, o Flamengo aparenta iniciar um período de calmaria e bons resultados. Claro que foi a primeira partida do técnico Jorge Sampaoli no comando técnico do Flamengo, o oponente é fraco tecnicamente e não sabemos como vai ser o dia a dia de Jorge Sampaoli com os jogadores e dirigentes.
A vitória por 2 a 0 sobre o Ñublense com gols de Pedro, o primeiro aos 14 e o segundo aos 36 minutos do primeiro tempo, foi importantíssima para a sequência da equipe na Taça Libertadores.
O Flamengo iniciou a partida com o esquema tático 3-5-2 com a seguinte escalação: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Marinho, Thiago Maia, Vidal, Gérson e Ayrton Lucas; Gabriel e Pedro.
Com Marinho pela direita e Ayrton Lucas pela esquerda abertos e jogando no campo ofensivo, Gérson mais adiantado e muito mais próximo dos jogadores ofensivos, o Flamengo dificultava a saída de bola do Ñublense e apresentava mais volume de jogo e organização tática.
Aos quinze minutos do segundo tempo, o técnico Jorge Sampaoli substituiu Vidal por Wesley, Marinho por Everton Ribeiro e Fabrício Bruno por Everton Cebolinha.
Com as mudanças, a equipe passou a jogar com o esquema tático 4-3-3 com a seguinte formação: Santos; Wesley, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Gérson e Everton Ribeiro; Everton Cebolinha, Gabriel e Pedro.
David Luiz foi substituído por Rodrigo Caio aos trinta e um minutos do segundo tempo por causa de uma lesão, e, aos quarenta e dois minutos do segundo tempo, Pedro foi substituído por Matheus França.
O modelo de jogo, as mudanças táticas e a rodagem do elenco são características do técnico Jorge Sampaoli e não é novidade pra ninguém. Independente da quantidade de zagueiros, as equipes de Sampaoli jogam ocupando o campo ofensivo com jogadores abertos pelos lados e um meio-campo ofensivo.
É muito cedo para avaliar com mais profundidade as opções táticas e para saber se os jogadores vão conseguir se adaptar ao trabalho e as ideias de Jorge Sampaoli. É preciso lembrar que Filipe Luís e Arrascaeta estão lesionados e Bruno Henrique está retornando e só não foi relacionado por causa do cronograma de retorno gradual.
Existem algumas situações importantes que precisam ser resolvidas: controlar a vaidade dos jogadores que não aceitam ficar no banco de reservas, blindar o elenco das questões administrativas do clube - apesar da excelente situação financeira o clima entre os dirigentes na Gávea é efervescente - e controlar o ímpeto dos torcedores que pressionam o grupo - pessoalmente ou nas redes sociais.
Gostou do texto?
Se for possível, compartilhe o link do nosso blog nas redes sociais.
Instagram: @rivelinosantosrocha

Nenhum comentário: