quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Doutor Reiner Hildebrandt-Stramann.

No dia 27 de agosto último, quinta-feira, na sala dos Conselhos Superiores da Reitoria , na Universidade Federal da Bahia, foi realizada a solenidade de Outorga do Título de Professor Honorário ao Doutor Reiner Hildebrandt-Stramann, da Technische Universitat Braunschweig, Alemanha.

Professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann discursando

O referido professor é referência mundial nos estudos da chamada "Escola Móvel", que considera o movimentar-se tanto como um espaço de experiência e de vida, quanto um princípio geral na organização e configuração da escola.

Segundo a professora Drª Celi Taffarel, a concessão do título está alicerçada em argumentos que demonstram a justeza desta concessão, a saber:

1.                     Apresenta uma formação acadêmica de altíssimo grau, tendo obtido seu títulos em profícuosestudos realizados nas universidades da Alemanha;

2.                     Sua produção acadêmica é vastíssima, mais de 20 livros e trezentos artigos) destacando-se daí inúmeros textos em periódicos e os livros publicados em língua portuguesa, tornando sua produção facilmente acessível e de referencia para os exames econcursos realizados no Brasil.

3.                     Sua atuação profissional distingue-se na Alemanha, Professor Titular na Universidade deBraunschweig, Espanha e Portugal, mas, em especial, distingue-se no Brasil onde vem atuando nos últimos 28 anos, na condição de professor Visitante da UFSM e da UFPE, atuação junto a Secretarias Municipais e Estaduais e, Entidades Científicas brasileiras, contribuindo na formação inicial e continuada de professores epesquisadores da área da educação, educação física e ciências do esporte.

4.                     Atuação junto a universidades Brasileiras distinguindo-se os trabalhos na  Universidade Federal de Santa Maria (1983-1986; 2000); Universidade Federal de Pernambuco  (1986; 1987; 1988); Universidade Federal de Campinas (1989); Universidade Estadual de Maringá (1989; 1990; 2004, 2010);Universidade Federal de Alagoas (1989; 2004 2010 ate 2011); Universidade Federal de Santa Catarina (2004); Universidade Federal de Uberlândia (2008); Universidade Federal de Bahia (2005 ate 2011); Universidade Federal de Rio Grande de Norte (2009, 2010); Universidade Federal de Sergipe (2009 ate 2011).

Professora Drª Celi Taffarel apresentando o homenageado

5.                     Atuação na construção de Redes de Intercâmbio de professores, pesquisadores, grupos depesquisa e instituições públicas, o que repercute no fortalecimento do desenvolvimento cientifico da área.

6.                     Atuação junto ao DAAD, com projetos de assessoria a reformulações curriculares dos cursos de educação física e estruturação de cursos de pós—graduação, a exemplo do trabalho junto a UFBA, UFS, UFAL.

7.                     Como professor Visitante na UFSM e UFPE destacou-se orientando na formação de mestres e doutores que estão atuando em instituições de ensino superior no Brasil.

8.                     Atuação junto a projetos em escolas públicas e movimentos sociais, desenvolvidos em parceria com colegas brasileiros, como, por exemplo, o trabalho na rede pública na Bahia e em Pernambuco articulado Escola, Movimentos, Universidade e Secretaria deEducação.

9.                     Colaboração na construção de referencias curriculares básicas para a rede pública de ensino, na área de educação física, a exemplo dos trabalhos em Pernambuco e na Bahia.

10.                  Contribuição teórica relevante e impar, no que diz respeito à Teoria Pedagógica, em especial com as concepções pedagógicas que transcendem a área da Educação Física e Ciência do Esporte e, configuram alterações relevantes a exemplo da Concepção de Aulas Abertas a Experiências e a Escola Móvel.

Professor Dr. Reiner Hildebrandt-Stramann com o seu TÍTULO HONORÁRIO

11.                  Trabalho desenvolvido na UFBA com assessoria curricular, orientações de projetos de investigação, intercâmbio acadêmico, consolidação de Grupo de Pesquisa, e rede de pesquisadores, publicação de livros em conjunto, participação de eventoscientíficos, atividades e produções estas que repercutem no desenvolvimento da área a partir da UFBA.

O Blog Esporte em Rede parabeniza a Universidade Federal da Bahia e a Faculdade de Educação pela iniciativa.

Nenhum comentário: