sábado, 19 de maio de 2012

Junto e misturado: que vença o melhor

Hoje, na imprensa esportiva, com o final dos campeonatos regionais, misturam-se informações sobre o início do brasileirão 2012, série A e B e a final da Liga dos Campeões entre Chelsea e Bayern de Munique.

Sobre o primeiro, nenhuma novidade naquilo que realmente interessa, ou seja, o título nacional, com o comparecimento das agremiações do eixo São Paulo e Rio de Janeiro como favoritas ao título. Aos outros restam as migalhas, a luta pelo não rebaixamento e a esperança de que a zebra entre em campo e mude a história dos últimos anos onde times destes estados sagraram-se campeões. Afinal de contas, futebol é uma caixinha de surpresas.

Sobre a final da liga, a surpresa são os protagonistas. Nada de Real Madri e Barcelona, como todos esperavam que fosse acontecer. Mas antes que pensem que isso deve-ser ao fato da zebra ter entrado em campo ou que futebol é uma caixinha de surpresa, é importante pontuar que um e outro investiram pesado em contratações, visando o título. Lá o futebol não se resume ao par ou ímpar (Rio ou São Paulo, entendam).

O Chelsea, comprado em 2003 por um milionário Russo pela bagatela de 210 milhões de euros, obteve um investimento nos últimos anos de 900 milhões de euros para chegar no atual patamar de disputar o título, que deixou escapar em 2008, contra o Manchester United. Ou seja, mais de um bilhão de euros foram investidos neste time que entra hoje em campo buscando o tão sonhado título para consagrar-se como um dos maiores times do começo do século.

O Bayer de Munique tem a oportunidade de conquistar pela quinta vez a competição no jogo desta tarde, ultrapassando, em número de títulos, o Barcelona de Messi e ficando atrás apenas de Real Madri (nove títulos) e Milan (sete). Com a vantagem de jogar em casa, na belíssima Allianz Arena, com capacidade para mais de 66 mil torcedores, o time vai à campo com o moral em baixa, já que perdeu na última semana para o seu principal rival o Borussia Dortmund por 5 a 2.

Fora de campo, a disputa já começou. O presidente do Bayern atirou farpas contra o dono do Chelsea, o magnata russo  Roman Abramovich. Ele afirma ficar furioso "(...) toda semana quando [vai] colocar gasolina em [seu] carro. A máfia do petróleo (...) investe em jogadores. Isso fede e eu incluo o senhor Abramovich nisso. Nós precisamos vencer clubes como o Chelsea. Hoje, fica tudo em volta de dinheiro".

Chelsea x Bayern. Bandido x Mocinho. Dinheiro x Fair Play. Tudo junto e misturado. Que vença o melhor!!!

Nenhum comentário: