Na inesquecível rodada 13 do Tata Steel Chess Masters de 2025, ambos os líderes perderam suas últimas partidas clássicas do torneio. O GM Arjun Erigaisi jogou uma partida perfeita para derrotar o campeão mundial Gukesh Dommaraju em 31 movimentos, enquanto o GM Vincent Keymer derrotou o GM Praggnanandhaa Rameshbabu em uma maratona de quase sete horas. Nos playoffs de blitz subsequentes, Praggnanandhaa perdeu a primeira partida contra Gukesh, mas venceu duas vezes para ganhar o cobiçado título.
O GM Thai Dai Van Nguyen venceu o Challengers com 9,5/13 e será convidado para o torneio Masters no ano que vem. Com as peças pretas, ele derrotou o GM Benjamin Bok. O GM Aydin Suleymanli, também com as Pretas, também alcançou a mesma pontuação após vencer contra a IM Irina Bulmaga, mas perdeu a vaga de qualificação pelo tiebreak Sonneborn-Berger.
A extraordinária rodada 13 do Tata Steel deste ano apresentou um raro colapso de ambos os líderes, uma crise que lembra um pouco o Torneio de Candidatos de 2013. Lá também, os líderes GM Magnus Carlsen e GM Vladimir Kramnik perderam a última rodada. Carlsen ganhou o direito de jogar contra o GM Viswanathan Anand por tiebreaks, sem playoffs, e no ano seguinte ele venceu para se tornar campeão mundial.
Há 12 anos, os spoilers foram os GMs Peter Svidler e Vasyl Ivanchuk (e qualquer um que queira reviver esse caos pode ver este vídeo). Este ano, os arquitetos do desastre foram dois jogadores da parte inferior do placar. Arjun estava em 4,5/12, um ponto acima do último colocado Warmermdam, enquanto Keymer estava apenas meio ponto acima disso, e ainda assim seus esforços fizeram uma diferença incalculável em Wijk aan Zee.
Matéria completa no site Chess.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário