quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Fernando Diniz é o novo técnico do cruzeiro

Por Riva / 24 de setembro de 2024 / terça-feira / 18h45 (@rivelinosantosrocha)


A demissão do técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra, nesta segunda-feira, 23 de agosto,  não foi surpresa para quem acompanha o clube mineiro. Contratado na gestão de Ronaldo Fenômeno, em abril de 2024, Fernando Seabra iniciou o trabalho com dificuldades. Entre as dificuldades estavam a qualidade do elenco e a desconfiança dos torcedores. 

A aquisição da SAF do Cruzeiro por Pedro Lourenço gerou muitas expectativas em relação a otimização do elenco e a formação de um departamento de futebol acostumado com conquistas de títulos. Afinal, Pedro Lourenço é torcedor do Cruzeiro e já foi responsável por aportes financeiros robustos para o clube. 

As expectativas foram confirmadas depois que alguns jogadores e dirigentes desembarcaram na Toca da Raposa na janela de transferências do meio do ano e proporcionaram uma reformulação parcial do elenco. Faltava ter um técnico com mais experiência e capaz de trabalhar com um elenco mais robusto e com questionamentos da imprensa e dos torcedores. 

O técnico escolhido para substituir Fernando Seabra foi Fernando Diniz.

Fernando Diniz é adepto do futebol vistoso e bem jogado e tem um modelo de jogo que dificilmente vai ser convencido a mudar. Um modelo de jogo com jogadores agrupados ou aproximados para facilitar a troca de passes, jogadores abertos pelos lados do campo, inversões de jogadas que geralmente encontram o sistema defensivo desguarnecido e muita posse de bola para ditar o ritmo de jogo e ser dominante. 

Implantar esse modelo de jogo a curto e médio prazo é muito difícil e vai exigir paciência de todos. Principalmente de Pedro Lourenço que, até o momento, não sabemos se vai administrar a SAF como torcedor ou gestor. Ele, como conhecedor de futebol, tem o entendimento que Fernando Diniz não é um técnico imediatista, tem dificuldades para trabalhar com elenco estrelado e vaidoso, e precisa de "carta branca" ou liberdade para montar e administrar o elenco.

Em cinco meses de trabalho no comando técnico do Cruzeiro, Fernando Seabra disputou 36 partidas - 17 vitórias, 10 derrotas e 9 empates. Apesar da irregularidade e do baixo nível de atuação nas últimas partidas, o Cruzeiro está na sétima colocação no Campeonato Brasileiro e venceu o Libertad por 2 a 0 fora de casa pelas quartas de final da Copa Sul-Americana.
Relação das últimas oito partidas do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro.

Cruzeiro 1 x 2 Fortaleza
Cruzeiro 0 x 0 Atlético
Vitória 2 x 2 Cruzeiro
Internacional 1 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 0 Inter (partida atrasada da 5ª rodada)
Cruzeiro 3 x 1 Atlético-GO
Cruzeiro 0 x 1 São Paulo
Cuiabá 0 x 0 Cruzeiro

Nenhum comentário: