segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Vasco consegue duas vitórias importantíssimas

 


Por Riva / 18 de setembro de 2023 / segunda-feira / 13h10

O Vasco venceu o Fluminense na tarde deste sábado, 16 de setembro, por 4 a 2, e continua vivo na luta contra o rebaixamento. A ladeira continua íngreme mas o Vasco vem demonstrando forças para continuar na Série A do Campeonato Brasileiro e alcançar o principal objetivo de 2023.

O jogo foi emocionante e a equipe cruz-maltina aproveitou as oportunidades para sair de campo com três pontos importantíssimos. Destaque para a reação do Vaso (esteve na frente do placar por duas vezes, cedeu o empate mas conseguiu fazer mais dois gols e vencer a partida), a garra, a determinação e a aplicação tática dos jogadores do Vasco.

A vitória do Vasco lavou a alma dos vascaínos e de todos que se posicionaram contra as decisões que impediram o Vasco de jogar em São Januário com a presença dos torcedores por muito tempo.

No dia 22 de junho, em São Januário, o Vasco perdeu para o Goiás e vândalos proporcionaram cenas lamentáveis – principalmente no entorno de São Januário. O quebra-quebra e a violência foi muito grande e é claro que o clube e, principalmente, os vândalos deveriam ser punidos. O tamanho / ou forma de punição imposta ao Vasco foi, no mínimo, discutível.

O imbróglio foi enorme e, durante esse período, ficou bem claro que o Governo do Rio de Janeiro não queria que o Vasco jogasse no Maracanã e o Ministério Público do Rio de Janeiro não queria que o Vasco jogasse clássicos com público em São Januário.

As justificativas da interdição da presença de público em São Januário feitas pela Polícia Militar do Rio de Janeiro e pelo (BEPE) Batalhão Especial de Policiamento em Estádios não foram convincentes. Alegar que as ruas que dão acesso a São Januário são estreitas e dificulta o trajeto é uma justificativa muito frágil. Para piorar, eles alegaram que São Januário fica próximo a uma comunidade. A comunidade é a “Barreira do Vasco”.

Com o Maracanã fechado para preservar o gramado para a primeira partida da final da Copa do Brasil entre Flamengo e São Paulo, o clássico entre Vasco e Fluminense pela vigésima terceira rodada do Campeonato Brasileiro estava sem local definido até o dia 05 de setembro.

O Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, e o Estádio Nilton Santos / Engenhão do Botafogo eram as principais opções. O Vasco (mandante da partida) queria jogar próximo dos torcedores e, jogar no Rio de Janeiro, era muito importante. A torcida do Vasco está demonstrando que é o “décimo segundo jogador” e empurra o time.

O dono da SAF do Botafogo, John Textor, não queria alugar o Estádio Nilton Santos pro Vasco jogar contra o Fluminense, mas, depois de muitos pedidos e, de certa forma, sinais de humilhação por parte do Vasco, o mandatário do Botafogo alugou o Estádio para o Vasco.

Fluminense e Flamengo são os administradores do Consórcio Maracanã e o Botafogo administra o Nilton Santos / Engenhão. Os dois Estádios (Maracanã e Nilton Santos) foram construídos com dinheiro público. São Januário foi construído em 1927 com dinheiro dos torcedores dos vascaínos.

Portanto, nenhum clube e ninguém pode subestimar o Clube de Regatas Vasco da Gama e a sua enorme torcida.

Felizmente, na próxima quinta-feira, 21 de setembro, Vasco e Coritiba jogarão em São Januário pela vigésima quarta rodada do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário: