terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A grande família

Chega hoje em Salvador, para inspeção oficial em relação ao andamento das obras e outros penduricalhos relacionados ao maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo de Futebol de Campo, três dos componentes da grande família: o senhor Gérôme Valcke, secretrário geral da Fifa; Aldo Rebelo, Ministro dos Esportes e Ronaldo, ex-fenômeno e atual dublê de cartola, membro do Conselho Administrativo do Comitê Organizador Local (COL), empossado recentemente pelo insuspeito senhor Ricardo Teixeira, que dispensa maiores apresentações.


Salvador será a segunda cidade, depois de Fortaleza, a receber a visita desses "senhores dos anéis", honraria também de todas as outras cidades-sede do mundial.


Figuras locais, travestidas de autoridade máxima em relação ao evento comandado centralmente pela FIFA (que pelas suas próprias leis cria um estado dentro do Estado) também participarão do périplo esportivo local. O pior prefeito do país, o senhor João Henrique, o governador de "todos os nós", o senhor Jacques Wagner  que, obviamente, terão aos seus lados diversos representantes do nosso organizado município e do nosso rico Estado, que expressam suas contradições nas cifras oficiais.


Dos 26 Estados da Federação, Salvador permanece com o pior indicador baiano em relação a educação. Na saúde, é o 23º. O 2º pior município em indicadores sociais fica na Bahia. Trata-se de Lamarão, localizado no semiárido, a 631 Km de Salvador. E o primeiro em violência também fica na Bahia, trata-se de Simões Filho, a pouco mais de 30 quilômetros de Salvador.


No conjunto desta contradição, dados do CEPAL e UNICEF de 2011 apresentam a sexta economia do mundo em 7º lugar no ranking de crianças e adolescentes que vivem abaixo da linha de pobreza. São 81 milhões em toda a América Latina, 45% do total em relação ao mundo, quase a metade. Destes, 38,8% estão no nosso Brasil varonil.


Mas a grande família trará mensagens de otimismo, esperança e auto-estima. Idealisticamente dirá que a Copa do Mundo é importante por agregar valor a vários elementos tangíveis e intangíveis que farão da Bahia e principalmente, do Brasil, redescoberto pela Europa como o país que tá dando certo em meio a uma crise do capital, um protagonista mais valoroso ainda no cenário mundializado.

Nenhum comentário: