domingo, 22 de março de 2015

Modernização do futebol

Brizola tinha uma maneira muito peculiar de tomar uma posição sobre determinados fatos. Dizia ele, ironicamente, que se a rede globo era a favor de um determinado tema, ele se posicionava de maneira contrária. Se era contra, ele então imediatamente era favorável.

Lembrei disso quase que imediatamente quando ouvi o presidente do Clube de Regatas do Flamengo se posicionar favoravelmente a Medida Provisória (MP) de modernização do futebol, apresentada pelo governo federal na última quinta-feira, 19 de março.

Desculpem-me os flamenguistas. Mas esse clube de futebol, entre muitos, foi o que mais se beneficiou, historicamente, da lógica cartorial, feudal, e monopólica que o futebol assumiu ao longo do tempo no Brasil.

Nada mais natural que duvidar da proposta e dos objetivos presentes na MP. Se o presidente do flamengo é a favor, eu sou contra, pensei, lembrando-me do Brizola.

Óbvio que esse raciocínio não é nada científico. Chega a ser maniqueísta. Mas considero um bom ponto de partida para pensar "a la contra" as emanações do governo federal. Ainda mais no contexto atual em que o mesmo se encontra.

Na proposta, que ainda carece de análise mais ampla de minha parte, de imediato aparece a ideia, otimista e ingênua de que o problema do futebol deve-se a gestão.

Aliás esse é o mantra do momento. Todos os problemas, da educação e da saúde, da cultura e da economia, entre outros, devem-se a um problema de gestão.

A solução então é obrigar os clubes a fazerem tudo o que eles nunca fizeram e passarão a fazer agora simplesmente porque uma MP foi enviada para análise do Congresso Nacional, o mesmo que recentemente aprovou o reajuste da verba de gabinete para compra de passagens aéreas dos cônjuges dos deputados e auxílio moradia. Tudo isso em meio ao chamado "ajuste fiscal" que vem promovendo o governo federal.

Talvez ao analisar o fato utilizando-se de categorias que nos ajudam a pensar a formação do estado brasileiro, o seu trânsito para a modernidade, tal como o conceito de "modernização conservadora", "via prussiana" ou "revolução passiva", tenhamos mais elementos concretos para nossas inferências sobre a MP.

Por ora, fiquemos com o alerta brizolista, atualizado para o futebol: Se o presidente do flamengo é a favor, eu sou contra.

Nenhum comentário: