sábado, 27 de abril de 2013

Parceria Público Privado

Depois de tudo o que ouvimos falar em 2007 sobre os megaeventos esportivos no Brasil, que já teve a alcunha de "Copa da iniciativa privada" e tudo o que estamos vendo e ouvindo de lá para cá, parece-me que é o suficiente para entendermos de uma vez por todas os fundamentos do discurso sobre a parceria do público com o privado (PPP).

Nós, o do contra, como somos conhecidos pelos otimistas ingênuos e pelos intelectuais nada ingênuos do establishment, que sempre alertamos sobre o real sentido e significado deste termo no contexto de um estado burguês, gerenciado pelos "mamíferos de luxo", não nos surpreendemos com o que vem ocorrendo na medida em que se aproxima o evento.

Mais uma ocorrência demonstra os fatos já apresentados por nós desde os jogos Pan-americanos, realizados no Rio de Janeiro. É de lá, também, o exemplo inexorável, inconteste do que significa a tal parceria público/privado.

O estádio do maracanã, que será testado hoje com um pífio jogo entre os amigos de Ronaldo e os amigos de Bebeto e que já consumiu mais de 900 milhões de reais, ainda precisará de mais 564 milhões para ficar completamente pronto. Deste valor, 113 milhões (valor aproximado), será de responsabilidade do concessionário, ente desconhecido até então. O grosso do montante será da prefeitura (260 milhões) e do governo do estado do Rio de Janeiro (192 milhões).

O estado, ou seja, o nosso dinheiro, arcará com 452 milhões dos 564 necessários. Eis o real significado da tal parceria PPP, aplaudida por todos nós que simplesmente aceitamos tudo isso.

E estou apenas me referindo ao estado do Rio de Janeiro, um dos 12 estados que se colocaram à disposição para financiar esta farra!!! E para finalizar, vale notar que inicialmente a obra do maracanã estava orçada em 957 milhões.

Nenhum comentário: