segunda-feira, 29 de abril de 2013

Arma na mão, skate na outra...entenderam?


Estou, até agora, tentando entender a capa da revista Isto É, que apresenta pela enésima vez, uma reportagem sobre a maioridade penal. Tema que sempre vem à tona na grande mídia, quando alguém da classe média/alta sofre com as ações dos chamados "marginais".

Não sou contrário ao debate. Mas acredito que no calor das emoções, podemos chegar a conclusões precipitadas sobre o assunto, deixando de levar em considerações vários fatores que influenciam no tema, como, por exemplo, o processo de distribuição de renda no país, o nível de escolarização dos jovens e a falta de oportunidade estruturante para os mesmos. Por fim. No calor da emoção, o debate pode ser rico em posições e argumentos preconceituosos.

A própria capa da revista ISTO É já demonstra esse viés. Um jovem, aparentando os seus 16 anos, vestindo um casado que quase cobre o seu rosto empunha em sua mão esquerda uma arma e, na direita, segura um skate. Como disse inicialmente, estou tentando entender a capa da revista e o por que do skate fazer parte da mesma.

Estaria a revista relacionando os skatistas como parte do perfil dos jovens que cometem crimes bárbaros e que por isso deveriam ser responsabilizados pelos seus atos?

Um comentário:

Marcelo "Russo" Ferreira disse...

"Arma na mão, skate na outra!"
Sacou???