quarta-feira, 6 de julho de 2011

Arbitragem e homofobia

Com a espetacularização do esporte, vários elementos que fazem parte de um jogo, específicos ou não à modalidade que está sendo praticado, chegam aos nossos lares sem pedir licença. São frases as vezes polêmicas, outras vezes engraçadas e por muitas vezes, em sua grande maioria, são frases e/ou palavras de baixo calão, traduzidas por xingamentos e mais xingamentos.

Podemos observar que o sujeito que mais sofre como alvo destas palavras não é o atleta, mas são os árbitros. Qualquer falha, eis que seus ouvidos são recheados por @#+=*%#@ indizíveis. E quase sempre, é a sua santa mãe que sofre pelas adjetivações nada agradáveis que recebe. Mas se você pensa que isso incomodam os árbitros, se enganou.

Três cientistas austríacos, sem muito o que fazer, pesquisaram sobre o insulto que mais incomoda os árbitros de futebol. Insultos a inteligência não os incomodam muito, tampouco os direcionados às suas mamães. Estes nem aparecem nas pesquisas. Os que realmente irritam os pobres árbitros são os que atingem "diretamente" suas áreas genitais (80,7%) seguidos da sua orientação sexual (73,7%).

Quem tiver interesse e tempo para conferir a pesquisa na íntegra, acesse a mesma aqui.

Nenhum comentário: