sábado, 25 de abril de 2020

Educação rima com revolução

25 de abril. Um dia muito especial para todos que acreditam em outras formas de sociabilidade, novos "modelos" de relações sociais. Algo que tem se falado muito nesses últimos dias.

Hoje, comemora-se a Revolução dos Cravos, movimento que derrotou e derrubou o regime salazarista em Portugal, no a
no de 1974, estabelecido após o golpe militar em 1926.

A relação desse momento histórico com os livros que compõem a imagem é para defender a necessidade de uma educação crítica, em todos os tempos históricos e, principalmente, nesse de "irracionalismo", "terraplanismo", "globalismo", "negacionismo", em que estamos vivendo.

Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nos ensinou Paulo Freire. Ouso acrescentar que não é qualquer educação que potencializa essa capacidade efetiva de transformação social e nós, professores, precisamos enfrentar esse debate de maneira franca e fraterna.

Os portugueses comemoraram a vitória da revolução que os devolveu a liberdade de expressão, distribuindo cravos, a flor nacional. Façamos, portanto, da flor nosso mais forte refrão, e acreditemos que a revolução também se faz com educação.

(A imagem dessa postagem origina-se da capa dos seguintes livros: "Pedagogia histórico-crítica e educação física", da editora da Universidade Federal de Juiz de Fora; "A civilização capitalista", editora Saraiva e "Dominação e Resistência: desafios para uma política emancipatória", da editora Boitempo)

Um comentário:

Anônimo disse...

Excellent matter.
Direito Cancelei o Consorcio Quero Meu Dinheiro de Volta, Sao Paulo - SP