quarta-feira, 22 de junho de 2016

Genética e esporte

A Revista Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) deste mês, publicada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Governo de São Paulo, traz uma matéria de capa que relaciona Genética com Esporte.

Assim que olhei a capa imaginei que se tratasse de alguma matéria sobre doping genético. Mas, não. Na verdade, trata-se de uma abordagem que procura abrir o debate sobre a relação entre o código genético do indivíduo e sua capacidade de performance para determinada modalidade esportiva. Um dos exemplos relaciona a habilidade de saltar com vara da nossa campeã Fabiana Murer ao gene ACTN3, que beneficiaria esportistas que dependem de velocidade e força, valências importantes para a prática desse esporte.

Prometo que farei uma leitura atenta e criteriosa para trazer maiores e melhores informações sobre esse instigante tema. Para os exigentes de informação mais imediata, sugiro comprar a revista que já se encontra à venda nas bancas e livrarias de sua cidade.

Um comentário:

Unknown disse...

Estarei aguardando ansiosamente suas informações a respeito do referido assunto. Forte abraço.