quinta-feira, 28 de maio de 2015

Por que só agora?

Retirada o esporte.ig.com.br
Se existe algo que surge invariavelmente nos nossos argumentos, explicitamente ou não, é o tal "complexo de vira-lata", termo criado pelo dramaturgo, escritor e cronista esportivo Nelson Rodrigues, para designar, segundo ele mesmo, o sentimento de “inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol”.

Eis que mais uma vez esse sentimento aparece e, não por acaso, vinculado ao futebol. Refiro-me a prisão dos cartolas do futebol mundial, incluindo brasileiros, feita pela polícia federal estadunidense e a repercussão dessa ação aqui no Brasil, eivadas, nos comentários, de sentimentos de inferioridade.

A tônica é de infelicidade, tristeza ou algo parecido porque foi preciso uma insatisfação dos Estados Unidos para que houvesse uma atitude contundente contra a maior Federação esportiva ligada ao futebol. Outros até partidarizam a peleja, afirmando que só mesmo nos Estados Unidos para que um simpatizante do tucanistão nacional fosse tocado, se referindo ao senhor José Maria Marin.

De minha parte, se humilhação houve, toda a Europa, América Latina e a África, entre outros, todos eles, juntos e misturados, devem assim se sentirem, pois são expressões muito mais robustas do futebol que se pratica no mundo, cuja exceção é, justamente, os Estados Unidos da América.

Em função disso, uma pergunta me acompanha desde ontem: por que os Estados unidos, depois de tantos anos de denúncias e mais denúncias contra a FIFA e seus braços esportivos no mundo todo, justamente agora, resolveram agir?

2 comentários:

Cleber Franco disse...

Excelente texto!!! Melhor a pergunta!!! O que vc supõe mestre?

Welington Silva disse...

Suponho que seja uma questão geopolítica. Tem relação com a posição da FIFA sobre o estado palestino. Mas me faltam ainda maiores e melhores argumentos. Estou apenas supondo, Cleber Franco. Abraços.