quinta-feira, 5 de março de 2015

Sobre mudança do nome do estádio

Há exato um mês não compareço nesse espaço para escrever minhas reflexões. A pausa se justifica pela quantidade de afazeres e não, como poderiam pensar alguns, por falta de temática. No esporte, nesse nosso país, temática relacionado a diversos temas é o que não falta. Sobre esporte, então...


Considero uma muito importante e que não fiz nenhuma menção, mesmo quando ainda comparecia com certa regularidade nesse espaço. Trata-se da mudança do nome do Estádio João Havelange, nome de um réu, acusado entre outras coisas de receber 45 milhões de reais da antiga empresa de marketing esportivo, a ISL, para favorecê-la em contratos televisivos, para o honroso nome de Nilton Santos, exímio lateral-esquerdo do botafogo, bi-campeão mundial pela seleção canarinho (1958/1962), falecido em fevereiro de 2013, aos 88 anos de idade.

Homenagem mais do que merecida e advinda do reconhecimento dos seus admiradores, que através de uma petição on-line, enfrentando a resistência de alguns que se opunham a mudança, conseguiram o intento e marcaram um gol de placa, o estádio agora se chama Estádio Olímpico Nilton Santos.

Celebremos. Pero no mucho. Só para variar, mantendo a tradição de modernizar, conservando elementos da velha ordem, mudou-se a nomenclatura e assim será chamado. Mas, oficialmente, o nome do Estádio continua sendo João Havelange.

Nenhum comentário: