segunda-feira, 30 de junho de 2014

Legado de livros: conhecendo o esporte por dentro

Muito se falou e ainda se fala do legado dos megaeventos esportivos e as referências são: mobilidade urbana, modernização das telecomunicações, dos aeroportos, dos portos, ampliação do turismo, do setor de hotelaria, melhoria nas tecnologias utilizadas para a segurança pública, entre outros.

Gostaria de acrescentar, entre esses, um outro: o legado de livros. Sei que soa de forma inusitada para uma sociedade não habituada com a leitura, principalmente de livros especializados, mas sem dúvida alguma, a Copa do Mundo impulsionou o mercado de livros ligados ao tema esporte em suas diversas tendências.

Impulsionou também os livros que se dispõem a trazer reflexões de diferentes autores das diversas áreas do conhecimento sobre o próprio fenômeno do megaevento.

Abaixo, temos alguns desses livros que espero poder apresentá-los individualmente, abordando, mesmo que de forma breve, seus conteúdos em postagens posteriores.

Por enquanto ficam apenas as imagens, na esperança que as mesmas incitem você a comprá-los, tornando-os um profundo conhecedor do esporte e seus bastidores.







sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vila Olímpica de Itabuna: não basta mudar o nome

No próximo 28 de julho do corrente ano, a cidade de Itabuna, na Bahia, completará 104 anos de emancipação política e administrativa. Uma ampla programação, como de costume, marcará essa importante data para o município e seus cidadãos.

Entre esta programação constará, imagino, já que não existe nada de oficial ainda, uma reinauguração da Vila Olímpica daquela cidade, que marcará a mudança da sua denominação. Passará de Fernando Gomes para Everaldo Cardoso Silva.

A definição se deu a partir de um projeto apresentado pelo vereador Ailson Sousa que por unanimidade foi aprovado tanto na primeira sessão do pleno, no dia 04 de junho, quanto na segunda sessão, realizada no dia 11 do mesmo mês.

É importante sublinhar que antes do projeto ter sido votado e referendado pelo Legislativo, o mesmo foi apoiado pela sociedade grapiúna através de "abaixo-assinado". O que torna o ato de uma responsabilidade que transcende, no meu entendimento, a simples mudança de denominação de um espaço tão importante, não só para Itabuna, mas para toda a Bahia.

Lembro aqui que o nosso Estado é extremamente carente de espaços para a vivência da cultura corporal. Com a demolição do Balbininho, como parte do projeto de construção da Arena Fonte Nova, a Vila Olímpica de Itabuna, pelo conhecimento que tenho, torna-se a maior e, apesar do seu estado atual, que demonstro no vídeo abaixo, a melhor instalação existente em todo o Estado.

Por fim, registro que toda a família Cardoso está muito agradecida e contente com a homenagem. Mas estará satisfeita quando o espaço da Vila for reformado e modernizado (não há um único item de acessibilidade em toda a extensão da Vila Olímpica, por exemplo) e mais que isso, quando a mesma abrigar projetos de democratização e acesso às diferentes práticas esportivas direcionadas para a comunidade.

Mais uma vez, em nome da família Cardoso, um muito obrigado a toda população itabunense e, em especial, ao vereador Ailson Sousa, pela sua iniciativa.


quinta-feira, 12 de junho de 2014

Vila Olímpica Everaldo Cardoso Silva. Obrigado Itabuna

Itabuna em festa. Ontem, na Câmara de Vereadores foi decidido por unanimidade que a Vila Olímpica da cidade centenária se chamará Everaldo Cardoso Silva.

A família agradece e se sente honrada com a merecida homenagem.

O desafio agora é fazer daquele espaço um lugar vivo e pulsante, onde possamos efetivamente democratizar os elementos da cultura corporal.

Trio pé de serra, quadrilha junina e samba de côco

Uma amiga sergipana lembrou algo interessante em relação as ações do poder público para recepcionar as seleções que embarcaram nos diferentes estados do Brasil.

Em Aracaju, por exemplo, a seleção da Grécia foi recebida com roda de capoeira. Ironicamente, ela observou: "acho que todos os trios pé de serra estavam ocupados, as quadrilhas juninas de férias e o samba de côco foi passear em outros cantos".

Pois é. As expressões mais genuínas da cultura da região foram silenciadas.

Uma pena.

terça-feira, 10 de junho de 2014

Vila Olímpica Cardosão


Amanhã a Câmara Municipal de Itabuna votará a denominação da Vila Olímpica da cidade. Na proposta está o nome do professor Everaldo Cardoso Silva.

Uma homenagem mais do que justa a este homem que foi secretário de educação por 10 anos, vereador por três legislaturas, duas em que assumiu a presidência da casa. Professor de Francês, Português e Educação Física nas escolas estaduais e um excelente pai.

Primou por valores republicanos em toda a sua vida dentro e fora dos partidos em que militou: MDB, PMDB e PDT. Professor Cardoso, como era conhecido, estará sempre presente na memória dos grapiúnas.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Mercado paralelo: ao hexa Brasil!!!

Confesso que não me esforcei muito para comprar ingresso que permitisse assistir um jogo ao menos na Arena Fonte Nova. Até tentei. Cheguei a me cadastrar no site oficial da FIFA logo no início, mas não obtive sorte.E como não estava animado para o evento, fiquei acomodado com a situação.

Por vezes, muito mais pelo meu filho do que por mim, falava aqui e acolá com alguns colegas sobre o interesse em adquirir ingresso. Mas nada de concreto.

Com a proximidade do evento, e o envolvimento quase automático com o mesmo, passei a procurar com mais afinco. Um cunhado de Porto Seguro também me pediu para ver se conseguia comprar alguns ingressos e assim passei de maneira mais sistemática a procurar o que poderia chamar de refugo. Ainda assim valeria a pena. Até a esposa começou a se interessar.

Descobri então que agora só no chamado "Mercado Paralelo". Nesse tal mercado, o que poderia te custar R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), passa a R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais). É isso mesmo. O preço pode chegar a mais de 10x o valor inicial.

O negócio agora é arrumar a festa com os amigos. Descolar uma dessas organizadas com direito a cerveja gelada, tira gosto e um bom telão para acompanhar os jogos do Brasil e das outras seleções.

Quero ver bom futebol. De quebra, o hexa brasileiro.