sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Mala branca

Teremos neste final de semana a última rodada do campeonato brasileiro de futebol. Três times brigam por uma vaga para continuarem na primeira divisão do torneio, considerado a elite do futebol: palmeiras, vitória e bahia.

Diante disso, um assunto entra na pauta dos comentaristas esportivo, ora de maneira explícita, ora de maneira implícita: a "mala branca".

O assunto tomou uma proporção maior nas editorias esportivas em função de uma declaração do zagueiro do santos, próximo adversário do vitória. David Braz disse em alto e bom som que aceitaria a "mala branca" para rebaixar o rubro-negro.

A chamada "mala branca" é considerado um incentivo que uma equipe fornece a uma outra para que esta possa buscar um resultado que beneficie o responsável pelo pagamento, geralmente um outro clube.

No Brasil, isso é considerado suborno e existem penalidades previstas em Lei. No entanto, considerando as declarações do zagueiro do santos, do goleiro do palmeiras, Fernando Prass (que foi julgado recentemente por ter admitido que recebeu incentivo para vencer uma determinada partida), e de alguns comentaristas esportivos, essa prática não vai demorar a se tornar legítima.

Nenhum comentário: