segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Jogada Ilegal

Mais um livro cujo a temática fundamental versa sobre os meandros da corrupção presente no futebol bretão.

A apresentação do livro fica a cargo do sociólogo e dublê de jornalista, Juca Kfouri. Nele, Luís Aguilar, o autor, procura demonstrar que "A FIFA é não só dona da Copa, mas também do país anfitrião, durante o período da competição, graças às garantias governamentais que exige.", linha de raciocínio já explicitada aqui no blog em outras postagens.

"No mundo do futebol", continua Aguilar, "há jogadas ilegais onde os ingredientes principais são a intriga, subornos, compra de votos, venda ilegal de ingressos, dirigentes e políticas internas racistas, discriminação, amizades com governadores violadores dos direitos humanos, suspeitas de tráfico de drogas e armas" entre outros.

Ufa...parece até que não estamos falando de futebol, não é mesmo? Mas, infelizmente, é disso que se trata. "Jogada Ilegal" é um desses livros que após lido, nos obriga a uma tomada de decisão perante o fenômeno, aqui desnudado até a medula.

São 17 capítulos, além de 23 páginas só de anexos, que infelizmente se encontram em inglês, o que é apenas um detalhe frente às 178 páginas considerando o conjunto dos capítulos.

Boa leitura.

2 comentários:

daniel henrique disse...

dona fifa esperta. Desde 2010 só 'escolhe' países corruptíveis para sediar seu evento quadrienal.

fifa e governo ganham e o povo que se ferre nos próximos 3, 10 anos para pagar a conta

Rivelino disse...

A ( FIFA ) é a principal culpada pela falta de credibilidade do futebol no atual momento.

http://debatendofc.blogspot.com.br/