sexta-feira, 27 de junho de 2014

Vila Olímpica de Itabuna: não basta mudar o nome

No próximo 28 de julho do corrente ano, a cidade de Itabuna, na Bahia, completará 104 anos de emancipação política e administrativa. Uma ampla programação, como de costume, marcará essa importante data para o município e seus cidadãos.

Entre esta programação constará, imagino, já que não existe nada de oficial ainda, uma reinauguração da Vila Olímpica daquela cidade, que marcará a mudança da sua denominação. Passará de Fernando Gomes para Everaldo Cardoso Silva.

A definição se deu a partir de um projeto apresentado pelo vereador Ailson Sousa que por unanimidade foi aprovado tanto na primeira sessão do pleno, no dia 04 de junho, quanto na segunda sessão, realizada no dia 11 do mesmo mês.

É importante sublinhar que antes do projeto ter sido votado e referendado pelo Legislativo, o mesmo foi apoiado pela sociedade grapiúna através de "abaixo-assinado". O que torna o ato de uma responsabilidade que transcende, no meu entendimento, a simples mudança de denominação de um espaço tão importante, não só para Itabuna, mas para toda a Bahia.

Lembro aqui que o nosso Estado é extremamente carente de espaços para a vivência da cultura corporal. Com a demolição do Balbininho, como parte do projeto de construção da Arena Fonte Nova, a Vila Olímpica de Itabuna, pelo conhecimento que tenho, torna-se a maior e, apesar do seu estado atual, que demonstro no vídeo abaixo, a melhor instalação existente em todo o Estado.

Por fim, registro que toda a família Cardoso está muito agradecida e contente com a homenagem. Mas estará satisfeita quando o espaço da Vila for reformado e modernizado (não há um único item de acessibilidade em toda a extensão da Vila Olímpica, por exemplo) e mais que isso, quando a mesma abrigar projetos de democratização e acesso às diferentes práticas esportivas direcionadas para a comunidade.

Mais uma vez, em nome da família Cardoso, um muito obrigado a toda população itabunense e, em especial, ao vereador Ailson Sousa, pela sua iniciativa.


Um comentário:

Everaldo disse...

Homenagem mais que justa ao Prof. Cardoso. Homem íntegro, de caráter invejável, educador nato, sempre disponível e pronto a estar junto e ajudando o próximo. Homem que pode ser servido de exemplo.