segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ginástica Alegria na Escola

É com muita satisfação que estamos divulgando a premiação do PROJETO “DAS ESCOLAS DE GINÁSTICA A GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA” , coordenado pelas professoras JOSIANE CRISTINA CLIMACO mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e, professora MARCIA LUCIA DOS SANTOS, ambas são supervisoras do PIBID, Educação Física da UFBA e, professoras da Escola Pública – Colégio Estadual Marcílio Dias.

O premio na categoria ESCOLAS PÚBLICAS foi atribuído pela PETROBRAS no concurso designado de PREMIO PETROBRAS DE ESPORTE ESCOLAR. O titulo do projeto vencedor é “ Das escolas da ginástica a ginástica alegria na escola”.

O merecido Prêmio conseguido pelas professoras Josiane Cristina Clímaco e Marcia Lúcia dos Santos é mais uma sinalização de que o Projeto GINÁSTICA ALEGRIA NA ESCOLA, pode ser convertido em Politica Pública de Esporte, na perspectiva da democratização, universalização, da emancipação humana.

Vale destacar que os estudos e pesquisa sobre a ginástica são desenvolvidos na UFBA desde o ano 2000, e podem ser localizados em Monografias da Especialização, dissertações e teses de doutorado, nos projetos de extensão, em especial no trabalho com aformação continuada de professores da Rede Pública desenvolvidos principalmente quando da coordenação na Secretaria de Educação da Bahia, da professora Kelly Costa e, atualmente, da professora Janete B. M. Do Espirito Santo.

Entre as monografias destaca-se a de Alexandre Henrique Silva Bezerra, intitulada “Proposição Supradora do Ensino da Ginástica na Escola Pública: Projeto Ginástica Alegria na Escola ”. Entre as dissertações de mestrado destaca-se o trabalho de Cristina Paraiso intitulado “ O Trato com o conhecimento da ginástica: Um estudo sobre possibilidades de superação . Entre as teses de doutorado destacam-se as teses da professora Roseane Soares de Almeida intitulada “A Ginastica na Formação de Professores e na Escola Básica ” e, a tese da professora Ana Rita Lorenzini intitulada “ Conteúdo e método da educação física escolar: contribuições da pedagogia histórico-crítica e da metodologia crítico-superadora no trato com a ginástica”.

O esforço de desenvolver cientificamente a ginástica, enquanto patrimônio cultural da humanidade, e converter projetos como “Ginástica Alegria na Escola” em politica pública de esporte e lazer pode ser localizado nas disciplinas oferecidas na graduação, Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA, principalmente na atualidade, atualmente após a reconceptualização curricular aprovada em 2010, no Eixo dos Conteúdos Específicos.
 
 

Para consolidar este trabalho, vimos contando ao longo dos anos com a colaboração de cientistas, professores como Micheli Ortega Escobar (UFPE/UFBA), Jurgen Dieckert (Universidade de Oldenburg/Alemanha), Reiner Hildebrandt-Stramann (Universidade de Braunschweig/Alemanha), Marco Bortoleto (UNICAMP), entre outros.

O Festival de Cultura Corporal, “Ginástica Alegria na Escola” é realizado anualmente e congrega professores e estudantes da Rede de Ensino Básica e Ensino Superior (Rede LEPEL), com a participação de professores e estudantes da Paraíba (Professor Ms. Fernando Cunha/UFPb), Pernambuco (Professora Dra. Erika Surruagy/UFRPE), Alagoas (Professora Dra. Joelma Albuquerque/UFAL), Sergipe (Professora Dra. Solange Lacks/UFS) e na Bahia (Professor Dr. Welington Araujo Silva/UEFS e Professor Ms. David Romão e Professora Ms. Cristina Paraiso da UFRBA).

A essência dos trabalhos é a elevação do padrão cultural esportivo, pelo desenvolvimento do pensamento teórico, da personalidade dos envolvidos, através do acesso aos meios de produção e ao conhecimento elaborado, em especial no campo da cultura corporal e, neste caso, da Ginástica, para a autodeterminação das práticas corporais. Implica no acesso ao patrimônio cultural elaborado e preservado sendo garantido as novas gerações, o produto e os meios de produção da cultura corporal. O fazemos integrando ensino-pesquisa e extensão.

Vale destacar mas, por fim, também, criticar a UFBA porque não oferece condições objetivas dignas para o trabalho pedagógico, vez que, não tem um Ginásio Coberto para a prática da Ginástica. Urge a construção do Complexo Esportivo Educacional da UFBA e a aprovação do Instituto de Ciências do Esporte (ICE) ou Instituto de Educação Física, Esporte e Lazer da UFBA (IEFEL).

(texto de divulgação escrito pela professora Celi Taffarel)

Caso queira saber maiores detalhes da premiação, clicar aqui.

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