quinta-feira, 6 de março de 2014

Cinema e Esporte

O livro não é recente, mas a sua temática é atual e inusitada para os desavisados que consideram a educação física uma área exclusiva para os desejosos da atividade física visando a promoção da saúde.

De autoria do professor Victor Andrade de Melo, Cinema & Esporte : Diálogos (Editora Aeroplano), é fruto do seu trabalho de pós-doutoramento, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro e orientado pelo professora Heloisa Buarque de Hollanda.

A temática para esse professor de Educação Física não é estranha. Em 2005 ele produziu outro livro, O esporte vai ao cinema e em 2006, concomitante a obra citada nesta postagem, ele publica Futebol por todo o mundo: diálogos cinematográficos.

Para quem gosta de cinema e não muito de esporte – com ênfase ao futebol – ou para quem gosta de esporte, mas não aprecia o cinema. Ou àqueles que gostam tanto de um quanto de outro, a leitura das 129 páginas da obra trará preciosos acréscimos ao cabedal cultural de todos.

Tal como enfatiza a contra-capa, o livro "desvenda a forma complexa dos relacionamentos e as similaridades entre esporte e cinema desde a gênese das duas linguagens, no instante em que surge uma sociedade que valoriza o entretenimento e as vivências públicas de lazer, o momento da 'invenção da vida moderna'"


Nenhum comentário: