domingo, 12 de janeiro de 2014

Esporte como indústria

Há muito tempo que o esporte deixou de ser praticado apenas como uma atividade de ocupação do tempo disponível sem nenhum caráter mercadológico.

Para todos que se preocupam e se ocupam com este fenômeno mundial que é o esporte, setor que vem crescendo economicamente "à taxa de 7,4% ao ano" ,sugiro a leitura do livro da m.Books do Brasil Editora, intitulado A Indústria do Esporte no Brasil: Economia, PIB, Empregos e Evolução Dinâmica.

Os autores, Istvan Kasznar e Ary S. Graça Filho, economista e advogado respectivamente, são conhecedores profundos do mercado financeiro e de capitais. O último, inclusive, é presidente da Confederação Brasileira de Voleibol, vice-presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB) e presidente da Confederação Sul Americana de de Voleibol.

Já Istvan Kasznar é funcionário da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, entre outras atividade no ramo do ensino e de consultorias é pioneiro do país no tratamento do tema Economia do Esporte, uma área bastante desenvolvida na França e que no Brasil ainda engatinha.

Apesar do livro está na sua quarta edição, ele é muito pouco conhecido no Brasil e o tema proposto está dividido em seis capítulos e contém quadros, gráficos e equações.

Cito aqui apenas os títulos dos capítulos sem as suas respectivas subdivisões: 1) Atual Quadro do Esporte Brasileiro: Geral e Voleibol; 2) O Voleibol como Indústria Geradora de Renda, Riqueza, Emprego e Impostos; 3) Sensibilidade (Elasticidade) dos Esportes às Políticas Correntes do Governo e seu Peso em face do PIB, através dos Multiplicadores; 4) Uma Visão Atual sobre a Evolução do Esporte em Termos de Produção - PIB, Renda per capita e Impostos; 5) Evoluções dos Esportes no Período de 2003 a 2010 e 6) Conclusões Estratégicas.

Fica aqui, portanto, a dica para mais esta leitura, indispensável para todos os que querem entender o esporte para além dos seus aspectos técnicos e táticos.