segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Mensagem publicitária como tática da "maquinaria do agito"

A publicidade deve atingir em cheio a consciência do espectador. Ou telespectador, dependendo do meio que se utiliza para passar a mensagem. Aliás, o meio também exerce uma influência no conteúdo da mensagem publicitária.

No rádio, onde os sentidos são "mais reduzidos" a mensagem de um produto apresenta um conteúdo diferente na apresentação deste mesmo conteúdo anunciado na televisão, por exemplo. Conteúdo e forma são dois elementos que balizam as produções da mensagem e suas disseminações nos diferentes meios.

Conteúdo/forma e meio/mensagem se evidenciam pela linguagem. Esta, como produto e processo das relações sociais, não é neutra e garante sentidos e significados distintos às produções publicitárias, expressando nas mesmas uma visão de mundo que pode ser reducionista, ampliada, flexível, entre outras, podendo até classificar socialmente os indivíduos.


No mês de setembro último, para comemorar o dia do Profissional de Educação Física, o Conselho Regional de Educação Física (CREF) de Minas Gerais veiculou uma propaganda com um teor, no meu ponto de vista, além de reducionista, grosseiro, minimalista e preconceituoso.

Além de tudo isso, classificou também o indivíduo obeso, enquadrando-o em coordenadas geográficas. Seria a metáfora perfeita para o chamado "mundo dos magros" ou dos "menos redondos"? Um mundo onde as linhas e os meridianos são mais importantes do que as pessoas?

Ao dar de frente com esse tipo de mensagem expressa na propaganda da imagem acima, fico me perguntando até que ponto a mesma denota uma preocupação com o fenômeno da obesidade ou trata a mesma com nítidos contornos preconceituosos. O que justifica "fazer de tudo por um mundo menos redondo"? O que este "mundo menos redondo" tem de tão bom que é preciso "fazer de tudo" para que ele prevaleça?

Aliás, a expressão "fazer de tudo" já é preocupante. Aqui entra, portanto, até a prática do uso de anabolizantes, remédios para emagrecer, utilização de atividades físicas não condizentes, etc, etc, etc. Em outras palavras, o importante é ser "menos redondo", pleonasmo para dizer que o fundamental é ser magro!!! Não importa o que você faça.

Uma instituição como o CREF não pode desconhecer os estudos realizados no campo da psicologia que vem identificando que quanto mais se rejeita a obesidade, quanto mais se idolatra a magreza, mais e mais problemas relacionados à própria obesidade se ampliam.

Na minha humilde opinião, esse discurso da mensagem publicitária acima só se justifica pelo atendimento aos interesses da "maquinaria do agito". Conota muito mais uma estratégia que visa ao endereçamento. Esse discurso do "menos redondo" compõe uma tática recorrente que objetiva capturar o sujeito. Subliminarmente, propagandeia produtos e serviços ao mesmo tempo em que vende um certo estilo de vida "saudável" e "ativa".

********
P.S. Observe o que fizeram nas camisas da mensagem publicitária com o suposto suor. Isso demonstra cabalmente que as suspeitas da postagem anterior - Coração de suor... - não são infundadas.

9 comentários:

ivy disse...

É uma reflexão que tenho feito e o seu texto será por mim utilizado como "meio" à uma crítica ao modelo estético eurocentrico e imperialista. muito bom.

Welington Silva disse...

Olá, Ivy. Bom saber do uso do texto. Pode abusar. Grande abraço

Anônimo disse...

I

Anônimo disse...

Vai tomar no seus cu seus filhos da puta do caralho esse blog e um lixo do caralho vou quebrar todo mundo na porrada seus cuzoes do caralho vão tudo se fuder na minha pica seus retardados do cacete meu número e 02183890958 Me chamo karim e quero ver si tu e homem de me ligar seu bosta tu e um covarde pra mim me ligar seu merda do caralho se não eu acabo com esse blog de lixo seus viados.

Anônimo disse...

Meu número e 02183890958 Me liga seu merda pra mim tu e um bosta, e meu nome e karim

replicas relogios disse...

REPLICAS DE RELOGIOS.TV

Estamos com parceria com o google para indicar lojas de replicas de relogios, somos pioneiros no Brasil em replicas de relogios rolex, replicas de relogios tag heuer, todos nossos produtos são de alta qualidade, de origem italiana e suiça, nossas lojas de replicas...

RELOGIOS-SP

Visite nosso site de replicas de relógios sp somos os maiores vendedores do google todos produtos são classe AAA replicas de relógios rolex, replicas de relógios tag heuer, relogios sp, replicas de relogios sp, nos faça uma visita venha em uma de nossas lojas em sp...

REPLICAS DE RELOGIOS RJ

Em conjunto com o google temos diversas lojas de replica de relogios rj, replicas, replicas de relogios tag heuer, replicas de relogios famosos, replicas de relogios rolex, todos relogios a venda são produtos importados de altíssima qualidade diretamente da Itália e Estados Unidos, confiram nossos relógios importados, entre em contato peça catálogo ou visite nossos sites parceiros....

Nossos parceiros em telas mosquiteiras importadas dos estados unidos, não propaga chamas, fungos ou mofos, são telas de fácil limpeza e protegem sua família contra picadas de insetos, principalmente os mosquitos da dengue.Telas mosquiteiras litoral norte, telas mosquiteiras sp, telas mosquiteiras ubatuba, telas mosquiteiras ilha bela, telas mosquiteiras ilha comprida, telas mosquiteiras granja vianna, telas mosquiteiras alphaville, telas mosquiteiras cotia, telas mosquiteiras jundiai

Eduardu das virgens de jesus disse...

Seria engraçado se não fosse trágico! Infelizmente estamos ligados a um conselho que pelo que vem mostrando parece desconhecer sobre a temática(OBESIDADE), não entendendo que nesse modo de produção em que estamos inseridos muitas das coisas que acontecem vão muito além da nossa vontade.
Será que eles não conseguem entender que ainda que exista a vontade para a prática de atividade física pode não haver tempo, dinheiro, alimentação balanceada... Nota-se que nenhuma observância é dada ao contexto sócio-histórico dos indivíduos e nem os tratam como as pessoas como subjetivas/individuais... Essa propaganda expressa com clareza a apologia ao uso de substâncias que não trazem benefícios ao corpo. É nitidamente imposta a defesa do "corpo perfeito", nesse caso a magreza.

Sandro Nascimento disse...

Muito grosseiro e equivocada a divulgação que eles fizeram, querem impor um conceito que a mídia vem trabalhando à décadas que é a cultura do corpo para a beleza e não a saúde e qualidade de vida, então os outros não tem direito em estar bem como são ou serem aceitos pela sociedade.

Léo Souza disse...

Quanto mais o tempo passa, menos me surpreendo com o CREF. #lamentável