quinta-feira, 25 de abril de 2013

Soberania? Às favas!!!

Todos nós já tomamos conhecimento do grau de ingerência da FIFA na soberania dos países que se tornam sedes do megaevento Copa do Mundo. Todas as leis que valem para o país e seus cidadãos não valem para o torneio mundial.

Por exemplo. O Estatuto da Juventude, recém criado, é válido em todo o território brasileiro. Menos em lugares que sediam eventos organizados pela FIFA. Esta organização torna-se um estado dentro do Estado, prevalecendo, portanto, suas regras em detrimento das leis nacionais dos países sedes.

Aqui em Salvador, o bolinho de feijão, conhecido como Acarajé, patrimônio cultural do Brasil, será impedido de comercialização na época da Copa das Confederações e da Copa do Mundo nas proximidades do evento, mais precisamente no raio de 2 km.

Eis que agora, a FIFA sai com mais uma. Segundo a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo (Sucom) de Salvador, as festas de São João em junho, quando ocorre a Copa das Confederações, foram proibidas na capital baiana por conta de uma ordem da FIFA. (Site da Tribuna da Bahia, citado pela Carta Capital).

Acreditem. Dá até para duvidar, tamanho o desvario, mas é a pura verdade.

Nenhum comentário: