sexta-feira, 26 de abril de 2013

Saúde é o que interessa!!!

Hoje pela manhã, mais uma vez, o processo de mistificação da relação atividade física/saúde foi disseminado via reportagem no Bom Dia Brasil, programa jornalístico da Rede Globo de Televisão.

O programa veiculou que um grupo de professores de educação física, tomando como referência um estudo que comprova que 30 minutos diários de atividade física são suficientes para o indivíduo adquirir saúde, começou a promover uma campanha intitulada "30 todo dia".

Segundo os professores, esse é o tempo suficiente para que a atividade física promova sua saúde, melhore o seu bem estar e amplie sua qualidade de vida. Além disso, melhora a sua "capacidade funcional" e previne doenças, entre outros chavões reproduzidos via televisão e por outros meios de comunicação de massa. Em síntese: atividade física é receita e remédio para os males da saúde da sociedade.

E se você não puder, por alguma maneira, fazer 30 minutos? É preguiça!!! Afirma taxativamente um dos professores que fez parte da reportagem.

O que esse tipo de reportagem tem de problema é o fato de mistificar a realidade, passando a ideia de que todos nós temos as mesmas condições de realizar atividade física quando quiser, bem como as mesmas condições materiais, sociais, culturais entre outras, de prover o completo bem estar, que não se resume a ausência de doenças, como parece ter em mente os colegas professores e a lógica da reportagem.

Em um país com a saúde privatizada; um salário mínimo de 678 reais; um nível de violência urbana que vitima os indivíduos muito mais do que muitos países em guerra; taxa de desemprego de 11% (só no mês de março); vítimas de assassinatos se proliferando mês a mês, ano a ano (só em São Paulo, tivemos 37,3% de homicídios dolosos de janeiro a março, um aumento de mais de 26% em relação ao ano passado) entre outros indicadores sociais, a abordagem sobre a relação entre atividade física e saúde deveria ser veiculada em um patamar muito mais responsável e esclarecedor, como requer toda boa matéria sobre qualquer tema.

Se a Rede Globo e o Bom Dia Brasil, está realmente preocupada com a saúde do brasileiro, que tal utilizar um Globo Repórter para falar sobre o tema em uma abordagem mais ampla e crítica, esclarecendo ao povo brasileiro o comportamento dos planos privados de saúde e o papel do seus lobistas no congresso nacional?

Ontem, os médicos de todo o país pararam para denunciar o descaso dos planos de saúde para com a remuneração das suas horas trabalhadas, que repercute diretamente na cada vez mais falta de qualidade do atendimento, com prejuízo para todo o cidadão brasileiro.

Mas o que fez a "Vênus Platinada" um dia depois? Dourou a pílula e deu a receita. Para sanar estes e outros problemas de saúde, faça atividade física ao menos 30 minutos por dia. Caso contrário, você será taxado de preguiçoso, de sedentário, esses sim, os verdadeiros vilões da sua falta de saúde.

2 comentários:

Elson Moura disse...

ótima postagem meu amigo!
Discutíamos sobre isso na LEPEL-UEFS: a transposição mecânica da lógica positivista (causa-efeito) dos fenômenos da natureza para as relações sociais causa uma série de aberrações; esta é só mais uma delas. Na mesma trilha temos redução da maioridade penal e por aí vai. Isso só aumenta nossa responsabilidade em descortinar os discursos da aparência.

Alan Jonh disse...

Apesar dos diversos avanços na conceituação de saúde - esta ainda é vista de forma unicausal , mecanicista e hospitalocentrica nos cursos de saúde dentre eles o de Educação Física. Por outro, lado crescem os trágicos interesses econômicos da burguesia que vê nos serviços de proteção a saúde (práticas corporais, habitação, moradia, etc) grande fonte de lucro. Sobre a luta dos médicos contra os planos de saúde - é a luta para quem fica com a melhor fatia de um bolo que é financiado pelo povo.Haja vista que no tocante ao financiamento o Sistema de Saúde Brasileiro nunca foi um Sistema Único. Recebendo a iniciativa privada do público(inclusive planos de saúde) valores surpreendentes para sua manutenção.
Seguimos no diálogo!