sábado, 6 de abril de 2013

E sobre o Balbininho?

O ginásio de esporte Balbininho, situado, antes de ser demolido junto com a Fonte Nova em 2010, na ladeira da Fonte das Pedras, foi simplesmente esquecido até o momento pela crônica esportiva baiana. Muito se lê, se ouve e se fala sobre a Arena Fonte Nova mas, nada, absolutamente nada trata sobre o Ginásio Antônio Balbino Carvalho Filho, vulgo Balbininho.

Em parte, isso expressa a hegemonia do futebol e o tratamento histórico, unilateral que damos às outras modalidades esportivas. Para que falar de um espaço poliesportivo, onde diversos campeonatos de judô, karatê, jiu-jitsu, futsal, basquete, volei entre outros eventos e shows ocorriam se podemos falar do espaço do futebol, esse sim, que mobiliza paixões e emoções diversas e, portanto, trás dividendos importantes para todos?
Parte de dentro do Balbininho

Mas a imprensa esportiva, penso eu, não pode ficar presa a esta lógica produtivista de se falar e de informar somente sobre aquilo que promove dividendos. É propósito do jornalismo, há muito esquecido nas diversas editorias, não se restringindo ao esporte, assumir "o compromisso com a verdade e a informação", atuando "dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação".

Mais do que isso, é dever do jornalista, buscar "o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros".

Esses elementos estão presentes no juramento que todos os estudantes desta área fazem ao se formarem mas, ao que parece, se esquecem quando atuam profissionalmente. Esquecer sobre uma praça esportiva da magnitude do Balbininho e não situá-lo historicamente, fazendo a crítica ao seu pífio destino - foi a baixo para dar lugar ao estacionamento da hoje Arena Fonte Nova - não condiz com a função de aprimorar as relações humanas e sociais.

Balbininho ao lado da velha Fonte Nova
Fazer crítica e analisar a sociedade, visando um futuro digno e justo para todos os cidadãos brasileiros, vai exigir a denúncia sobre o monopólio do futebol, sobre a falta de praças poliesportivas em uma cidade com mais de dois milhões e seiscentos e setenta mil habitantes e, fundamentalmente, sobre a falta de políticas efetivamente públicas de esporte e lazer para todos e não apenas para poucos.

Trazer à tona uma reflexão sobre o Balbininho é falar para além dele e da função que o mesmo cumpria. É lutar pelo direito inalienável à Cultura Corporal historicamente desenvolvida e que não deve ser resumida ao futebol nem traduzida nos seus aspectos táticos, técnicos ou de entretenimento, apenas, mas, sobretudo, nas relações políticas e econômicas que fazem parte e dão dinamismo ao chamado eufemisticamente "mundo dos esportes" que nada mais é, do que este mundo em que vivemos.

Trazer à lúmen o Balbininho é fazer a crítica contundente à lógica imperativa do metabolismo do capital, para o qual tudo o que é sólido se desmancha no ar ou é implodido pela sanha das empreiteiras sobre a anuência do Estado. Talvez por isso e só por isso, a imprensa esportiva faça um silêncio ensurdecedor sobre a outrora belíssima praça poliesportiva, carinhosamente apelidada de Balbininho.
.

Nenhum comentário: