quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Milan e Barcelona

(Por Luiz Roberto Araújo Silva)

Milan 2 x 0 Barcelona. Pela Copa dos Campeões, esses dois grandes clubes do futebol mundial fizeram um bom jogo mas ficou comprovado, pela parte do time espanhol, que toque e posse de bola, não ganham jogo. Aliás, o Messi e seus companheiros abusaram de toques horizontais, às vezes à semelhança do handebol, quando a bola, antes de ser finalizada pelos atacantes, fica sendo trocada de lado a lado, como fez o Barcelona, mas com pouquíssimas finalizações e só de longa distância.

Por sua vez, o Milan, com uma marcação bem feita e com mais criatividade quando tinha a posse de bola, foi mais objetivo e eficaz e por isso mereceu a vitória.

Pelo que vi, e se tratando de times competitivos mas carentes de criatividade, mais do que nunca precisamos resgatar para o nosso futebol os fundamentos que nortearam a conquista de cinco títulos mundiais: o drible, a finta, o chute de longa distância, enfim, dar mais oportunidade aos jogadores criativos, bem preparados fisicamente e acima de tudo que gostem de jogar pela seleção canarinho.

Com todos esses recursos e com muito brio, e deixando a vaidade esperar durante cada jogo, cada decisão, temos sim, condições plenas de arrebatar o hexa. 

Na minha opinião, ainda jogamos o melhor futebol do mundo, basta não querer imitar o futebol europeu e resgatar de uma vez por todas o verdadeiro futebol brasileiro que sempre encantou a todos e que por isso chegou ao mais alto degrau do pódio do futebol mundial.

Nenhum comentário: